O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), ofertou mais de 355 mil vagas para qualificação profissional em três anos de atuação. A instituição trabalha, ainda, para ofertar mais 200 mil vagas em 2022.
Com 500 cursos no catálogo, o Cetam é referência na região Norte em ensino profissional e técnico. Na terça-feira (15/02), a instituição deu início a mais um ano letivo. O diretor-presidente do Centro, José Augusto de Melo Neto, destaca a retomada da oferta de cursos mesmo em meio a dificuldades como, por exemplo, a pandemia do novo Coronavírus.
“A educação profissional no governo Wilson Lima retomou seu crescimento apesar das adversidades. A oferta pública e gratuita dos cursos do Cetam tem sido estratégica para a qualificação profissional da população e para o desenvolvimento do Amazonas”, ressaltou o diretor-presidente da instituição.
Ao longo dos três anos, a instituição formou 5.154 turmas em diversas modalidades. No momento, 810 turmas de cursos técnicos estão em andamento.
Reeducandos – Além do trabalho nas escolas, os profissionais do Cetam também realizam formação em unidades prisionais. Em 2021, mais de 700 apenados, das unidades de Manaus e de cinco municípios do interior, foram capacitados.
Ao todo, 42 cursos foram ministrados por meio do programa “Trabalhando a Liberdade”, uma parceria entre Cetam e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O programa visa a ressocialização e a preparação de apenados para o mercado de trabalho.