Educação

Cetam inaugura laboratório maker voltado para a educação profissional

Dando seguimento à proposta de impulsionar a qualificação profissional no Amazonas, o Governo do Estado inaugura, nesta terça-feira (13/07), o primeiro laboratório maker público e gratuito voltado, exclusivamente, para o ensino profissionalizante.

O espaço é uma iniciativa do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e está instalado no Instituto Benjamin Constant (IBC), unidade que oferece cursos na área de tecnologias e controle de processos industriais.

Totalmente direcionado à qualificação profissional e formação técnica, o ambiente é pioneiro na região Norte e, de acordo com o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, segue a orientação do governador Wilson Lima de ampliar e aprimorar cada vez mais o ensino profissionalizante no Amazonas, investindo na infraestrutura técnica.

“O governador Wilson Lima tem na educação uma de suas principais ações. E determinou que o Cetam amplie a oferta do ensino profissional em todo o Amazonas e, para isso, o governo tem proporcionado diversos investimentos no setor. Este espaço maker faz parte desse investimento, beneficiando, inicialmente, os alunos dos cursos de Eletrônica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecatrônica.”, destacou o presidente.

Conceito “faça você mesmo” – O ambiente tecnológico segue uma tendência mundial do Movimento Maker, que existe desde 2005 e aplica o conceito de um makerspace. Ou seja, um local onde o aluno pode aprender novas tecnologias e prototipar produtos em um laboratório de fabricação digital, deixando de ser apenas um consumidor das tecnologias para tornar-se um produtor.

Para garantir esses objetivos, o local conta com impressoras 3D, plotter e fresadoras, que vão garantir a materialização de todo conceito de prototipagem 3D, prototipagem de placas de circuitos e plotter de impressão e corte.

Esse ambiente visa incutir no aluno a iniciativa de ir “além da sala de aula” para realizar experiências e transformar teoria, ideias e imaginação, em realidade física e palpável.

De acordo com o coordenador de Incentivo à Inovação do Cetam, Reinier Freitas, a proposta é expandir a cultura da inovação que o Cetam já vem implementando nas diversas atividades técnico-pedagógicas, de acordo com o seu planejamento estratégico.

“A Sala Maker é um desses ambientes de inovação que estimula várias habilidades e competências softskills e hardskills, dando a experiência do ‘colocar a mão na massa’ ao aluno, que precisa experimentar e testar suas ideias com desafios que irão lhe preparar para o mercado, gerando oportunidade e renda”, destacou o coordenador.

Segundo Reinier, futuramente o espaço vai contar com bancada de eletrônica e robótica e uma impressora a laser, além de outras tecnologias para prototipação.

A ideia do “faça você mesmo” foi potencializada na pandemia e, diante disso, o Cetam pensou em softwares e hardwares abertos ou livres para serem utilizados no laboratório maker.

“Essa iniciativa vai proporcionar que qualquer pessoa tenha acesso para poder aprender a fabricar. Outro ponto a ser destacado é o uso de materiais alternativos como lixo eletrônico, onde podemos aproveitar peças e criar novos protótipos”, ressaltou o coordenador.

Protagonismo dos alunos – Para a diretora do IBC, professora Ariadne Boh, o espaço maker na escola tem, como principal característica, o protagonismo dos alunos. “Dentro desse ambiente, eles são capazes de desenvolver novas competências e habilidades, como empatia e senso crítico, e tornam-se aptos a resolver problemas e desenvolver projetos”, destacou.

A educadora salienta que no ambiente serão utilizadas ferramentas manuais, digitais ou eletrônicas, para despertar o interesse dos alunos no desenvolvimento de habilidades, que vão contribuir para uma formação mais completa e mais alinhada às demandas contemporâneas.

“O espaço maker é capaz de despertar, nos alunos, a curiosidade em tentar encontrar soluções para um determinado problema, seja para comunidade ou a própria escola. Nesse ambiente, ele é protagonista do próprio conhecimento e o professor passa a ser um orientador. Ou seja, ele mostra caminhos e opções para chegar à resolução do problema, atuando, também, na consolidação dos aprendizados”, disse.

A diretora explica que o espaço é destinado a alunos de cursos de qualificação profissional e técnico, ofertados no IBC. “O espaço poderá ser utilizado como ambiente de criação coletiva voltado a todas as áreas de formação”, comentou Ariadne.

Para ela, a sala agrega e vai ao encontro da metodologia já adotada no Cetam, pois os instrutores já desenvolvem, no planejamento de suas aulas, atividades que busquem instigar os alunos a colocar a “mão na massa”, a observação e o compartilhamento de ideias e resoluções de problemas.

Consultoria – Segundo o diretor da Fab Lab Manaus, Carlos Junio, que realizou a consultoria técnica para a implantação do laboratório maker, em um primeiro momento serão atendidos os cursos de manufatura aditiva (Eletrônica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecatrônica), mas a ideia é adaptar alguns outros cursos para uso dos equipamentos e máquinas da sala, agregando tecnologia a esses cursos.

Parcerias – O espaço maker do Cetam contou com a parceria da Fundação Muraki, que viabilizou a aquisição dos equipamentos, por meio do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos da Capda/Suframa. Esses recursos são oriundos do fundo destinado à Pesquisa e Desenvolvimento (P&DI) da Suframa e foram intermediados pela fundação e disponibilizados ao Cetam.

FOTOS: Cleudilon Passarinho/Cetam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus participa do I Simpósio de Ciências da Religião e Ensino Religioso do Amazonas

João Alves

Prazo para pedir reaplicação do Encceja 2020 termina nesta sexta

Jamil Maciel

Projeto ‘Trilhas do Saber’ formou mais 13 mil profissionais da Educação em 34 municípios, em dois anos

Redação Am
Sair da versão mobile