Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Centros Estaduais de Convivência da Família participam da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio

Com o tema “Você não está sozinho”, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, realiza nesta sexta-feira (03/09) uma palestra sobre prevenção ao suicídio, como parte da celebração do Setembro Amarelo. A programação, voltada aos servidores, colaboradores e os parceiros, inclui sensibilização com alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida sobre a campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

O equipamento público é um dos sete mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), sendo seis voltados para a família, situados em áreas periféricas de Manaus. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os centros estão realizando suas programações de forma remota, por meio das redes sociais.

Mobilização – Todos os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) estão participando do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil sobre a importância do assunto, que requer um trabalho direcionado às famílias.

A coordenadora do projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, destacou a importância da campanha Setembro Amarelo. De acordo com ela, que é psicóloga, os maiores números de suicídios estão entre os jovens, decorrentes de transtornos mentais e depressão. A população idosa também faz parte dessa estatística.

“Procuramos trabalhar a família como um todo, levando em conta que as pessoas com predisposição ao suicídio dão sinais de que estão com problemas. A família pode ajudar a prevenir e reduzir os números, que no Brasil somam mais de 13 mil casos por ano”, informou a psicóloga, ressaltando que no mundo são mais de 1 milhão de suicídios por ano.

Programação dos CECFs – O Ceci Aparecida vai realizar, no período de 13 a 17 de setembro, um ciclo de palestras com psiquiatras, psicólogos e terapeutas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) sobre a semana em alusão ao Setembro Amarelo. O ciclo de palestras será realizado por meio da gravação de vídeos lançados nas redes sociais do Ceci, das 8h às 17h.

Japiim – O CECF 31 de Março, no bairro Japiim, vai realizar por todo o mês de setembro atividades socioeducativas on-line via grupos de WhatsApp, com vídeos, panfletagem sobre o tema, das 9h às 15h. A programação será realizada pela equipe técnica psicossocial do centro envolvendo assistente social, pedagoga e psicólogos.

Santo Antônio – O CECF Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, realiza no dia 7 de setembro, às 10h, postagem de vídeos nas redes sociais do centro, abordando a temática do Dia Mundial do Combate ao Suicídio. No dia 14, às 10h, vídeos serão postados tratando sobre o tema depressão.

Raiz – O CECF André Araújo, no bairro Raiz, inicia a celebração da data no dia 6 de setembro com uma atividade remota. À tarde, a programação terá um vídeo interativo da Campanha Alusiva ao Dia Nacional e Internacional do Idoso para o grupo de idosas.

No dia 13, às 15h, a unidade terá uma atividade remota com a temática “Prevenção ao suicídio – O que leva ao comportamento suicida e como identificar a depressão?”, a partir de um vídeo voltado ao grupo de idosas. No dia 14, pela manhã e à tarde, via WhatsApp, a equipe vai tratar sobre o mesmo tema, voltado a um grupo de crianças.

Mutirão – O CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, vai tratar sobre a temática com palestra “Toda vida importa!”, no dia 10 de setembro, às 16h, no auditório do centro, com a participação das psicólogas Aderita Zany e Perpetua Zacarias. Em seguida, vai ter uma peça teatral abordando a temática Setembro Amarelo com os usuários do local.

No dia 15, a equipe técnica psicossocial fará abordagem e distribuição de informativo referente a temática nas áreas interna e adjacentes do CECF, das 8h às 20h.

Cidade Nova – O CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, abre a campanha Setembro Amarelo no dia 10 de setembro, com programação às 8h e às 14h. No dia 13, realiza panfletagem no sinal e na área de abrangência do centro pela equipe psicossocial. Também haverá rota comunitária de apoio psicológico e roda de conversa nas escolas da zona norte no dia 20, pela manhã e à tarde.

Alvorada – O CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, elabora nesta quinta (02/09) e sexta-feira (03/09), das 9h ao meio-dia, um painel alusivo ao Setembro Amarelo. No dia 08, às 14h30, fará postagem nas redes sociais da abertura da campanha Setembro Amarelo.

No dia 10, às 9h, a equipe fará panfletagem na Avenida Constantino Nery, esquina com a avenida Loris Cordovil, e na parada de ônibus em frente ao CECF. No dia 14, fará palestra para os usuários do grupo de pilates sobre campanha brasileira de prevenção ao suicídio, às 16h.

FOTOS: Miguel Almeida/Seas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Nova Rede Mulher da Sejusc conclui treinamento de agentes públicos e privados em Parintins

Redação Am

Governo do Amazonas abre postos de atendimento para beneficiários do Auxílio Estadual Permanente nos PACs

Redação Am

Governo do Amazonas fortalece atividade de pesca em Benjamin Constant

Redação Am