As aulas presenciais da turma de pilates do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), do bairro da Aparecida, foram retomadas após o período de paralisação devido à pandemia da Covid-19. O Ceci é um equipamento público da rede de Proteção Social Básica administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
Na manhã desta quinta-feira (17/03), um ato simbolizou a reabertura das atividades no centro de convivência da Aparecida. Foram seguidos todos os protocolos recomendados para ambientes fechados, com uso de máscara, álcool em gel e lavagem das mãos.
Atualmente, o Ceci conta com sete grupos de convivência atendidos pela Seas, por meio dos técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cada grupo conta com uma média de 30 a 40 participantes.
Segundo a gestora do local, Lilia Albuquerque, é desses grupos que saem os alunos e as alunas da turma de pilates, que tem aulas todas as quintas-feiras, no período da tarde. Em abril, adiantou a gestora, será aberta uma nova turma pela manhã, para contemplar usuários do centro de convivência do idoso.
O pilates é um método de treinamento que pode ser realizado por pessoas de todas as idades. E pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e mobilidade, melhora do equilíbrio e da postura e da capacidade cardiorrespiratória.
Atendimento – Em abril, o Ceci da Aparecida recomeça o atendimento psicossocial ofertado aos usuários. Durante os dois anos de pandemia, esse serviço continuou ativo, porém somente na modalidade remota.