Portal Uno Midias
Tecnologia

Central de Coleções Microbiológicas recebe apoio do Governo do Amazonas

Estabelecer meios para atualizar bancos de dados, ampliar acervos e implantar novos métodos de preservação das coleções biológicas em museus existentes no Amazonas tem sido tarefa constante do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Organização, Restruturação, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado – Coleções Biológicas/Museus.

Entre os projetos apoiados pelo Estado está o de ampliação da Central de Coleções Microbiológicas da Universidade do Estado do Amazonas (CCM/UEA), coordenado pela doutora em Química, Patrícia Melchionna Albuquerque. A iniciativa visa consolidar a Central como referência no acervo de microrganismos amazônicos, estimular o aumento do número de projetos de pesquisa envolvendo a microbiologia aplicada nos programas de pós-graduação e apoiar grupos de pesquisa da UEA e de instituições parceiras no fornecimento de cepas identificadas para uso em pesquisa aplicada, além de ampliar o acervo em no mínimo 30%.

Atualmente, cerca de 1.400 espécies fúngicas e 300 de bactérias existem no CCM/UEA. Com o incentivo do Governo do Estado, via Fapeam, a Central de Coleções foi modernizada com equipamentos fundamentais para um melhor desenvolvimento do acervo, principalmente com a câmera de fluxo laminar, entre outros instrumentos, como frascos diversos e materiais utilizados para a caracterização macro e micromorfológico dos microrganismos e moleculares, conforme informações da pesquisadora.

“Nossa intenção é conseguir identificar todas as espécies de microrganismos que temos hoje na Central de Coleções da UEA, que dispõe de um acervo significativo e, principalmente, já contamos com a organização (codificação) desses microrganismos. O sistema de gestão está sendo finalizado e pretendemos, até o final do primeiro semestre, disponibilizar o acesso para a população em geral”, acrescentou. 

Sobre o programa – O Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus, da Fapeam, visa apoiar com recursos financeiros e bolsas, projetos que visem dar suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas institucionais e de museus já existentes, e consideradas estratégicas para o estado do Amazonas em instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos.

O projeto “Ampliação da Central de Coleções Microbiológicas da Universidade do Estado do Amazonas (CCM/UEA)” é apoiado pelo Edital nº 008/2019.

*Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)/FOTOS: Acervo da pesquisadora Patrícia Melchionna Albuquerque

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

MPF questiona Google sobre campanha contra PL das Fake News

Redação

Petrobras lança novo edital voltado para startups

Redação

Servidoras da Sedecti realizam ação solidária com doação de fraldas para recém-nascidos em situação vulnerável

Redação Am