Portal Uno Midias
Cultura

Cemeando Cultura: Projeto do Governo do Amazonas destaca trabalhos da rede pública de ensino do estado

Programa aproxima professores e alunos por meio dos trabalhos divulgados

Com foco no ambiente escolar, o programa “Cemeando Cultura” já divulgou mais de 20 projetos desenvolvidos na rede pública de ensino do estado. O nome faz uma analogia ao verbo “semear” e à sigla do “Cemeam” (Centro de Mídias de Educação do Amazonas). Da junção, surgiu o “cemeando” com a letra “c”.  O programa é uma iniciativa do Governo do Amazonas, em parceria com o Cemeam e a TV Encontro das Águas.

Inaugurado em julho de 2021, o programa é transmitido quinzenalmente, sempre aos sábados. Adriana Antony, professora de Língua Portuguesa, é quem está à frente da coordenação e apresentação do projeto. Ela destacou a relevância do conteúdo apresentado, que mobiliza professores e alunos da rede pública do Amazonas.

“Desde o princípio, nossa ideia foi fomentar os canais da Seduc com materiais relevantes, que pudessem mostrar o trabalho dos professores em sala de aula. Com o tempo, o programa foi se ampliando e hoje conseguimos trazer profissionais de fora da rede pública, inspirando os alunos cada vez mais”, destacou a coordenadora do projeto.  

Durante a semana, a equipe sai para gravar os conteúdos dos sete quadros apresentados no programa. Um deles é o “Minha Escola, Meu Espaço”, onde os estudantes falam quais são as áreas que mais gostam na escola e o porquê.

A estudante Raquel Nascimento, do 3º ano do Ensino Médio, participou do quadro e escolheu o refeitório como o local preferido. “Escolhi aqui porque é um local de fácil acesso. Posso sentar e conversar com as minhas amigas no refeitório, além de ser um espaço onde todo mundo é bem-vindo. Gostei muito de participar explicando isso”, disse a estudante.

Outro destaque é o quadro “Conta aí”, que divulga o trabalho de profissionais com ideias inovadoras. O fundador de uma empresa de tecnologia, Rufo Paganini, foi o responsável por mostrar aos alunos como é trabalhar em um local cercado de criatividade e destacou a importância da divulgação para despertar o interesse de futuros profissionais.

“A estrutura do Governo do Amazonas tem esse papel de mostrar para os alunos esse outro lado prático do conhecimento. É importante gerar esse entendimento de oportunidades, se desenvolver academicamente e abrir o leque para os profissionais que vão vir no futuro”, destacou o CEO.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Igreja Chama Church anuncia ‘Espetáculo de Páscoa Ben Iêdid’

Redação

Cantor David Sacer participa do seminário Intense Conference em Manaus

Jamil Maciel

Manaus recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Redação