Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Cema começa a receber testes de antígeno adquiridos pelo Governo do Amazonas

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu 25 mil testes rápidos de antígeno, do total de 200 mil adquiridos, emergencialmente, pelo Governo do Amazonas para diagnóstico do Covid-19. Os testes vão atender à demanda das unidades da Rede Estadual Saúde, na capital e interior. O quantitativo restante, 175 mil testes, será entregue nos próximos dias pelo fornecedor.

Ao lado da vacinação, a ampliação do diagnóstico e o rastreamento de contatos são estratégias prioritárias do Plano de Contingência Estadual, para impedir o aumento do contágio pela Covid-19 no Amazonas.

“Estamos caminhando em duas frentes importantes, a grande mobilização em torno da vacinação, para evitar, principalmente, as internações e os óbitos. Queremos ser o primeiro estado a alcançar a meta de vacinar 70% da população, por isso os mutirões. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando na ampliação do diagnóstico, testar mais, para que possamos isolar o doente, rastrear os contatos e quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, disse o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Conforme a coordenadora da Cema, Eunice Mascarenhas, a aquisição emergencial foi para evitar o desabastecimento, tendo em vista a morosidade do processo licitatório em decorrência de um número elevado de impugnações. “Como houve uma demora significativa entre o início do pregão e sua conclusão, foi necessária a realização de aquisição por meio de dispensa de licitação, a fim de repor parcialmente o estoque e suprir a demanda. Esse quantitativo será suficiente para atender à necessidade da Rede até a finalização do certame em curso”, informou.

Através de pregão para formação de ata de registro de preço, realizado pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC), o governo pretende adquirir mais 500 mil testes. “Como se trata de ata de registro de preço, que consiste tão somente numa promessa de compra e venda, se houver uma mudança de cenário podemos não adquirir os 500 mil que foram registrados em ata”, explicou Eunice.

Monitoramento – O teste de antígeno é o mais recomendado para diagnóstico rápido da Covid-19. O resultado pode ser conhecido em até 15 minutos. A indicação é para testagem de pacientes nas transferências entre unidades, antes de cirurgias e na estratégia de testagem de passageiros no aeroporto, porto de Manaus e rodoviária.

Também é o mais indicado para municípios distantes da capital, que têm dificuldade logística para fazer o teste RT-PCR, teste padrão ouro para diagnóstico da Covid-19.

Oferta ampliada – O teste RT-PCR teve a oferta ampliada pela SES-AM em unidades de porta aberta para casos de Covid-19, desde abril deste ano, principalmente em Unidades e Serviços de Pronto Atendimento, Upas e SPAs da capital. Somente nestas unidades houve aumento de 337,8%, saindo de 2,2 mil testes RT-PCR realizados em abril, para 11,4 mil em junho.

Em todo o estado, o número de testes RT-PCR saltou de 19.370, em abril, para 25.269, em junho. Um aumento de 30,4%.

Além do aumento do monitoramento em unidades de porta aberta, o estado adotou a estratégia de realização dos testes RT-PCR e de antígeno no aeroporto, porto e rodoviária de Manaus.

FOTOS: Tácio Melo/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas repassa nova parcela do Passe Livre para Prefeitura de Manaus

Redação Am

Governo do Amazonas realiza curso de condutor de pesca esportiva no Careiro Castanho

Redação Am

Governo do Amazonas avança na pavimentação da estrada Anori-Codajás

Redação Am