Manaus

“Castramóvel” inicia atendimento gratuito no mês de agosto, em Manaus

Manaus (AM) – As famílias de pets já podem se preparar para a castração dos animais na capital amazonense. 

Os atendimentos gratuitos para castrações cirúrgicas de cães e gatos, promovidos por meio da parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), começam em agosto.

  A unidade móvel de castração da FAS recebeu a aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas para funcionar, realizando cirurgias de esterilização em animais domésticos.  

Além da castração cirúrgica, a iniciativa inclui a vermifugação e controle ectoparasitário de cachorros e gatos, e já realizou a doação de rações para cuidadores e protetores de animais, no primeiro semestre deste ano, como uma das atividades previstas no Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais, disposto na Lei Estadual Nº 5.123, de 15 de janeiro de 2020, e que faz parte de uma das metas do Programa Estadual do Bem-Estar Animal, conforme Decreto Nº 39.671, de 23 de outubro de 2018. 

Segundo a gestora do projeto na FAS, Camila Pires, serão realizadas em média 35 esterilizações por dia.

A ideia é que o castramóvel funcione todos os dias da semana. Estamos finalizando a contratação dos profissionais de Medicina Veterinária que vão atuar na unidade e a previsão é começar as atividades no próximo mês, em agosto

Camila Pires, gestora do projeto na FAS

As castrações iniciarão em Manaus, mas o projeto também contempla os munícipios de Novo Airão e Manacapuru, além de Áreas Protegidas Estaduais como as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro.

A ação faz parte do Projeto “Apoio à formulação, implementação e execução da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica”.

Pesquisa

Outra atividade de destaque do projeto é a realização de um diagnóstico sobre o bem-estar animal. Para isso, a FAS iniciou a coleta de informações sobre esse cenário em Manaus e já passou pelos bairros Monte das Oliveiras e Jorge Teixeira, além da comunidade Parque das Tribos, no Tarumã, e em comunidades ribeirinhas da RDS Puranga Conquista.

A população em geral pode contribuir com o projeto, de forma voluntária, respondendo a pesquisa on-line no link https://forms.gle/kpB7tKNYnXVESPbk9

  O preenchimento leva em média dez minutos e coleta informações socioeconômicas dos tutores dos animais, assim como dados e fotos dos animais de estimação, e do ambiente em que vivem.  

Os resultados da pesquisa serão analisados e publicados, mas a identidade dos participantes não será divulgada. Vale ressaltar que não haverá despesas ou remuneração para quem participar da pesquisa.

“Esses dados vão contribuir na nossa missão que é construir e implementar a política estadual de bem-estar animal. Além da pesquisa on-line, que todos podem participar, a legislação está em processo de elaboração e vamos realizar consultas com a população, na capital e no interior, por meio da realização de oficinas participativas. Assim, vamos conseguir coletar as contribuições e descobrir qual a percepção de Organizações Não-Governamentais (ONGs) da área, órgãos públicos e da sociedade em geral sobre a temática. Esperamos construir uma política para o bem-estar animal verdadeiramente participativa”, reforça Camila Pires.

Sobre o projeto

A construção da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica é executada através do apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio de emenda parlamentar de autoria dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB), com supervisão técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

O projeto tem como objetivos o levantamento do contexto regional do bem-estar animal e da fauna doméstica no Amazonas, o apoio na elaboração da Política Estadual e a implementação de ações práticas desta política pública no estado.

*Com informações de Em Tempo

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Vídeos: mulher morre atropelada ao tentar atravessar Avenida Max Teixeira

João Alves

AM conclui testes da maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte

Redação

Liceu Claudio Santoro volta às aulas em julho

Redação Am
Sair da versão mobile