Amazonas Politica

‘Carteira da Pessoa com Deficiência’ garante renovação de ‘Passa Fácil’ sem apresentação de laudo médico

Foto: Augusto Ferreira

Após denúncias de mães e pais sobre o descumprimento da Lei 5.106/20, que criou a Carteira da Pessoa com Deficiência no Amazonas, o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), autor da proposta, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (13), com o diretor-presidente da Gestão de Transporte Urbano (IMMU), Paulo Henrique Martins, para solucionar o problema, no momento da renovação do Passa Fácil para pessoas com deficiência.

De acordo com a presidente do Instituto Borboletas Azuis, Fabiana Nascimento, muitos pais estão esbarrando nessa dificuldade ao tentar renovar o “Passa Fácil”. Ela afirma que somente com a apresentação do laudo médico é possível fazer a renovação. “Assim como eu, têm muitos pais passando por esse problema de não reconhecerem a Carteira PcD no IMMU. Então, levei essa situação ao conhecimento do deputado Álvaro e hoje estamos aqui para que isso seja resolvido”, ressaltou Fabiana.

Conforme explicou Paulo Henrique, providências serão tomadas para que a lei seja cumprida. “Eu já encaminhei ao jurídico a cópia da Lei Estadual para que sejam modificados os procedimentos internos relativos à expedição dos documentos. É uma questão de o jurídico definir os procedimentos novos e a gente aprovar, publicar e a partir daí fazer valer a lei”, garantiu presidente do IMMU.

O deputado Álvaro Campelo lembra que a lei busca assegurar e consolidar direitos das pessoas com deficiência no Amazonas. “Mais uma vez, é com o sentimento de dever cumprido que eu saio desta reunião. A Lei 5.106/20 é uma grande conquista PcD, que foi construída de forma coletiva e que precisa ser respeitada. Eles merecem todo nosso empenho, em busca de mais inclusão, respeito e dignidade”, concluiu o parlamentar.

Como funciona

De acordo com a proposta, a carteira será expedida, sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado, ou seu representante legal, acompanhado de laudo médico, confirmando o diagnóstico da doença.

Prioridade

Com o documento, a pessoa terá, por exemplo, a prioridade de atendimento em órgãos públicos e privados, nas unidades de saúde e no transporte público intermunicipal, rodoviário, fluvial ou aéreo, além de inúmeros outros benefícios, além da renovação do ‘Passa Fácil’ sem a necessidade da apresentação do laudo médico.

Estatísticas

Dados atuais dizem que no Brasil existem 6,7 % de pessoas que têm algum tipo de deficiência física, motora, mental, intelectual ou sensorial. Aplicado este percentual ao Amazonas, estima-se que quase 300 mil pessoas possuam algum tipo de deficiência, o que torna ainda mais necessária a efetivação de políticas públicas voltadas para este segmento da sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Álvaro Campelo

Foto: Augusto Ferreira

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Após apresentação no Lide, Wilson Lima recebe empresários interessados em investir no Amazonas

Redação Am

Primeiro Festival de Circo do Amazonas encerra com mais de 100 artistas beneficiados

Redação Am

Amazonas já aplicou 7.018.298 doses de vacina contra Covid-19 até esta segunda-feira (16/05)

Redação Am
Sair da versão mobile