Portal Uno Midias
Cidade

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura levará ações de saúde nos eventos carnavalescos do sambódromo

Prefeitura de Manaus já definiu as ações e serviços de saúde na programação de carnaval no sambódromo de Manaus, durante o desfile das escolas de samba, nos dias 16, 17 e 18/2, e no Boi Manaus, a ser realizado nos dias 25 e 26/2. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além do atendimento de urgência, vai disponibilizar ambulâncias do Samu e equipes de saúde para orientação sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e oferta de preservativos interno e externo, ao público que for ao centro de convenções.

A subsecretária de Gestão da Saúde, em exercício, Aldeniza Araújo, explicou que um posto de atendimento com equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atendimentos de primeiros socorros e outras ocorrências, estará no local durante os dois eventos carnavalescos. Três ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) também estarão a postos para os casos em que houver necessidade de remoção para unidades hospitalares ou prontos-socorros.

“Além desta frente de trabalho, iremos atuar na promoção e prevenção às ISTs, com servidores que desenvolverão o trabalho de sensibilização junto ao público. Iremos instalar dispensadores em locais estratégicos que irão permitir que as pessoas peguem preservativos sem constrangimento”, complementou.

A Vigilância Sanitária da Semsa também terá um papel importante na prevenção de doenças transmitidas por alimentos (comidas e bebidas), orientando os vendedores ambulantes quanto à manipulação e oferta dos produtos.

“A manipulação inadequada facilita a manifestação de doenças como infecções intestinais e gastroenterites, que prejudicam muito as pessoas. Como queremos que todos brinquem o carnaval com saúde, os fiscais terão um trabalho muito importante nessa área”, reforçou Aldeniza.

ISTs

Desde a primeira semana de fevereiro, a Semsa vem intensificando seu trabalho de sensibilização sobre as ISTs/HIV em locais de grande circulação de pessoas na capital. O Terminal de Ônibus (T2), localizado no bairro Cachoeirinha, na Zona Sul, foi o mais recente ponto visitado pelas equipes da secretaria, que, além da distribuição de folhetos, também ofertaram preservativos internos e externos para os usuários do T2.

Durante a abordagem, os servidores também orientam a população sobre os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

Todos os Distritos de Saúde da Semsa estão envolvidos nesta ação de Educação em Saúde, que além de bandas e blocos carnavalescos, também compreende palestras, orientação e conscientização da comunidade nas unidades de saúde.

No período de 14 a 17/2, a programação será realizada nas unidades de Saúde da Família Cacilda de Freitas, no Tarumã, zona Oeste, Gebes de Medeiros, no Jorge Teixeira; Guilherme Alexandre e Lago do Aleixo, na Colônia Antônio Aleixo; José Amazonas Palhano, no São José II, entre outras.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura participa de reunião de alinhamento da 1ª Feira de Pesca Esportiva na Amazônia

Redação Am

Prefeitura implanta sensor para evitar acidentes na passagem subterrânea na avenida João Valério

Redação Am

Trabalhadores da construção civil recebem ação de saúde da Prefeitura em canteiro de obras

Redação Am