Portal Uno Midias
Cotidiano

Caravana Federativa levou programas do MCom a diversos municípios em 2023

Equipe do Ministério das Comunicações conversou com autoridades locais sobre Radiodifusão, Telecomunicações e demais programas e políticas públicas da pasta

Comitiva do MCom ofereceu atendimento e esclareceu dúvidas sobre temas como Wi-Fi Brasil e Digitaliza Brasil – (Foto: Divulgação/MCom)
 

Em 2023, o Ministério das Comunicações (MCom) esteve presente em diversas cidades e municípios do Brasil com a Caravana Federativa, uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer a presença e a comunicação do governo por todo o País.
 

A participação do MCom faz parte dos esforços para incluir digitalmente as comunidades mais remotas. Pelo Brasil, uma equipe do ministério se reúne com autoridades e representantes locais para esclarecer dúvidas e promover diálogos sobre temas como radiodifusão e telecomunicações, internet 5G e demais programas da pasta. O assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério das Comunicações, Danilo Soares, explicou que, com a Caravana Federativa, é possível compreender melhor as carências das regiões na área. “Nosso papel é contribuir para levar inclusão digital a todos os municípios”, afirmou.
 

A primeira edição da Caravana Federativa do Governo Federal ocorreu na capital Salvador (BA), em agosto. Mais de 330 prefeitos e outras 3,3 mil pessoas participaram do evento e receberam atendimento direto, sanaram dúvidas, acessaram serviços e puderam conhecer de perto os programas e iniciativas para o estado e os municípios. “Atendemos a diversas necessidades de telecomunicações e radiodifusão de municípios e, agora, o serviço de radiodifusão e conectividade chegará a regiões anteriormente desatendidas. Isso resultará em uma maior proximidade dessas localidades com informações e opções de entretenimento, transformando seu cenário de acesso e comunicação”, comemora Danilo Soares.
 

Em setembro, no Rio de Janeiro, a equipe do MCom atendeu cerca de 30 prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e outros representantes de prefeituras, e prestou esclarecimentos sobre programas e temas como 5G, Wi-Fi Brasil, Digitaliza Brasil, telefonia fixa e rádios comunitárias.
 

Na cidade de Porto Alegre, o ministério realizou 25 atendimentos a autoridades e outros representantes de prefeituras da região no mês de outubro. Dentre os principais assuntos abordados estavam Wi-Fi Brasil, Digitaliza Brasil e 5G. Além disso, foram esclarecidas outras questões referentes às áreas de telecomunicações e radiodifusão. O MCom dividiu o estande de atendimento com a Telebras, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os Correios.
 

A 5ª edição da Caravana Federativa ocorreu no estado do Maranhão, em novembro. Ali, as principais demandas foram referentes ao programa Computadores para Inclusão, que apoia e viabiliza iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Outras pautas abordadas englobaram o programa Wi-Fi Brasil, sinal de telefonia, radiodifusão comunitária, distribuição de kits de TV Digital do programa Digitaliza Brasil e a implementação do 5G nos municípios.
 

Governo Federal e municípios
 

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Comunicação, visando fortalecer a comunicação entre municípios e o Governo Federal. Participam da comitiva representantes de diversos ministérios, autarquias e bancos públicos para apresentar programas sociais, oferecer assistência na elaboração de projetos e na obtenção de recursos públicos.

The post Caravana Federativa levou programas do MCom a diversos municípios em 2023 appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Guarda Municipal de Manaus integra Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras do cargo

Alckmin diz que posição do presidente Lula é pela paz na Palestina

Sair da versão mobile