Portal Uno Midias
Politica

Capitão Alberto Neto retorna atividades na Câmara e destaca trabalho em prol da Zona Franca de Manaus

BRASÍLIA – Nesta terça-feira, 29/10, o deputado federal Capitão Capitão Alberto Neto, retomou as atividades parlamentares destacando o trabalho legislativo em benefício do Amazonas e principalmente a Zona Franca de Manaus.

“Retornando aos trabalhos com muita força, com muita garra para continuar trabalhando pelo estado do Amazonas. Quero te convidas a fazer parte do nosso mandato. Já são sete leis aprovadas, três delas fazendo a zona Franca de Manaus prosperar. Vamos juntos fazer mais pelo Amazonas. O mandato é nosso!”, disse.

Leis da ZFM

  1. Lei Federal n.14.788/23, sancionada em dezembro/23, aplica o prazo constitucional de vigência dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e de áreas da Amazônia Ocidental até 01 de janeiro de 2074. Representa a prorrogação dos incentivos da Lei de Informática da ZFM, responsável pelo faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões/ano e aplicação de recursos de R$ 1,7 bilhões em pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação na região. Garante mais de 1/3 de toda a mão de obra direta na Zona Franca e mais de 50 mil postos de trabalhos nos demais estados da Amazônia Ocidental.
  2. Lei Federal de Nº 14.697/23, sancionada em outubro/23, estabelece prazo máximo de 120 dias, a partir do protocolo junto ao Grupo Técnico Interministerial (GT-PPB), para análise de proposta de um Processo Produtivo Básico – PPB, que permite instalação de empresas na Zona Franca de Manaus. Na versão anterior, não eram estabelecias consequências para o não cumprimento do prazo de 120 dias, agora, se o prazo for esgotado, a empresa pode requerer à Suframa a definição de um processo produtivo básico provisório, que será fixado em até 60 dias pelo Conselho de Administração da Suframa.
  3. Lei federal nº 14.968/2024, aperfeiçoa a política industrial para o setor de tecnologias da informação e comunicação e para o setor de semicondutores, adequa o prazo de concessão de incentivos e de estímulo à tecnologia nacional e cria o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon) e estende até 2029 os incentivos aos setores de semicondutores de tecnologias da informação e comunicação. A lei sancionada beneficia diretamente a Zona Franca de Manaus. Ela traz aumento no incentivo de crédito para investimento em tecnologia nacional e reforça o diferencial competitivo para as indústrias de tecnologia da ZFM em adição aos benefícios que estão em discussão no PLP 68 da reforma tributária.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Adjuto Afonso destaca os 48 anos de atuação da Ong Asas do Socorro nas comunidades do Sul do Amazonas

Jamil Maciel

Alexandre de Moraes decide soltar mais 137 presos por atos golpistas

Redação

Pesquisa do Instituto Perspectiva aponta liderança de Wilson Lima na disputa ao Governo do Amazonas

João Alves