O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, conhecido como Cantinho da Amamentação, registrou arrecadação recorde de leite humano na segunda semana do Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno no Brasil. Foram 18.170 mililitros coletados no período de 7 a 14/8. Para efeito de comparação, em uma semana típica, são coletados, em média, 3.000 mililitros.
“Alcançamos uma marca histórica, o que nos anima a seguir trabalhando incansavelmente e seguir divulgando a importância da doação de leite humano”, disse a enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz, diretora da MMT. “Parabenizo imensamente toda equipe do Cantinho da Amamentação pelo trabalho sempre dedicado e comprometido, que se materializa em resultados excepcionais como esse”, destacou Núbia.
Segundo a diretora, o leite materno doado “literalmente” salva vidas, pois abastece os recém-nascidos doentes ou prematuros que estão na UCI e UTI (Unidades de Cuidados Intermediários e de Tratamento Intensivo, respectivamente) da maternidade e que necessitam de nutrição por meio desse alimento natural e genuíno.
“Estamos todos da equipe realmente muito felizes e emocionados por essa conquista tão importante, porque não é simplesmente um número. Se pensarmos que cada 300 mililitros de leite sustentam, em média, um recém-nascido por dia, podemos ter uma real noção da importância dessa marca”, relatou a enfermeira Lílian Regina Aguiar de Carvalho, responsável pelo Cantinho da Amamentação.
Como doar
Toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos, inclusive aquelas que não tiveram seus filhos na Moura Tapajóz.
A doação deve ser agendada via WhatsApp (92 99240-8080), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Moura Tapajóz dispõe de um automóvel que vai até a casa das doadoras as terças e quintas-feiras, também das 8h às 17h, buscar o leite doado e entregar novos kits esterilizados para as doações futuras. Lembrando que a doação também pode ser agendada para ser feita presencialmente na sede da maternidade, na avenida Brasil, n° 1335, bairro Compensa 1, para aquelas mulheres que assim preferirem.
Leite Materno
O leite materno é conhecido como o “padrão ouro” da alimentação, pois é o alimento mais completo para o bebê, tendo tudo de que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação do Ministério da Saúde é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.
Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2 e de possuírem melhor desempenho em testes de inteligência e se transformarem em adultos mais saudáveis e produtivos.