Portal Uno Midias
Cidade

‘Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação’ encerra na sexta-feira, 30/9

Prefeitura de Manaus alerta que a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação” deve ser encerrada na sexta-feira, 30/9, de acordo com o Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lembra que a campanha objetiva intensificar a imunização de crianças e adolescentes de até 14 anos, diante da baixa cobertura vacinal registrada em todo o país.

Dados da Gerência de Imunização da Semsa apontam que foram aplicadas 70.910 doses contra a poliomielite em crianças de 1 ano a menores de 4 anos de idade, que fazem parte do público-alvo da mobilização, até a última sexta-feira, 23/9. A meta da cobertura, que atualmente encontra-se em 50,24%, é alcançar 95% do total de 141.140 crianças nessa faixa etária.

“A baixa adesão dos pais e responsáveis na vacinação contra a poliomielite nos preocupa muito, visto que o vírus, mesmo erradicado do país, está circulando em outras partes do mundo, e a qualquer momento pode, sim, ser trazido para cá. Esse vírus é o causador da paralisia infantil, que pode deixar sequelas graves por toda a vida, e a única forma de proteção é com esquema vacinal completo”, informa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

A secretária explica que a imunização contra a poliomielite deve ser feita antes de a criança completar 1 ano de idade, com a primeira dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses. Além desse público, a campanha visa alcançar as crianças com esquema vacinal incompleto ou que podem receber as duas doses de reforço, feitas com a vacina oral (gotinha).

“Nós iniciamos a campanha no dia 8 de agosto e, inicialmente, iria durar um mês, mas ela foi prorrogada por conta do baixo envolvimento da população. Convido a população a levar seus filhos até nossas salas de vacina e aproveitar essa oportunidade, para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável das nossas crianças”, acrescenta.

Já a multivacinação, de acordo com Shádia, busca ampliar a cobertura vacinal de todos os 18 imunizantes do calendário básico de crianças e adolescentes. O Ministério da Saúde não estipula meta para esse indicador.

Na sala de vacina, os usuários precisam apresentar documento oficial de identificação e a caderneta da criança. A lista completa com endereços e horários, sendo que parte deles opera à noite e aos sábados, pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus promove ação sobre educação de trânsito em empresa de ônibus

Redação Am

Prefeitura de Manaus entrega laudo de alunos da educação especial em escola da zona rural

Redação Am

Prefeitura de Manaus esclarece funcionalidade da Seggim

Redação Am