Cidade

Campanha contra a Covid-19 teve mais de 15 mil vacinados neste sábado em Manaus

A campanha de vacinação contra a Covid-19 que a Prefeitura de Manaus vem realizando desde o dia 19 de janeiro alcançou neste sábado a marca de 900 mil primeiras doses já aplicadas. Ainda no início da tarde deste sábado, 3/7, o prefeito David Almeida anunciou a antecipação da vacinação para o público de 25 anos e mais.

Até as 16h, horário de encerramento do atendimento nos sete pontos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em toda a cidade, já haviam sido aplicadas mais de 15 mil doses de vacina. Mesmo após o encerramento oficial, os pontos seguem atendendo as pessoas que se encontravam nos locais para serem vacinadas. Só nesta semana, a Semsa aplicou mais de 110 mil doses, entre primeira e segunda.

“Desde o começo da campanha, venho dizendo que, recebendo as doses, avançaríamos nos grupos e nas idades, até que toda a população vacinável em Manaus tenha sido contemplada. E estamos bem perto disso. Hoje já foi possível incluir as pessoas de 25 anos. E, com a chegada de mais doses neste sábado, poderemos abrir para outras faixas; e, em pouco tempo, chegaremos ao público de 18 anos”, disse o prefeito David Almeida.

A secretária Shádia Fraxe, da Semsa, acompanhou a movimentação nos postos de vacinação durante este sábado. Ela tranquilizou a população sobre a possibilidade de faltar doses.

“No mês de junho, nós realizamos três grandes mobilizações, atendendo a um número expressivo de pessoas. É claro que isso reduz os estoques de vacinas. Mas já tivemos a indicação da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) da chegada de novas remessas, o que nos deixa confortáveis. Além disso, temos asseguradas todas as segundas doses para concluir o esquema vacinal dos que já iniciaram a imunização”, garantiu.

A enfermeira da Semsa Maria Izabel está trabalhando desde o início da campanha como vacinadora. Ela contou que já enfrentou os mais diferentes tipos de situação nesse período, mas apontou como mais marcante o caso de um homem que chegou ao posto com medo da agulha.

“Ele se agarrou a um batente, e tivemos que conversar com ele por um bom tempo, usar recursos da psicologia, até que ele ficasse mais calmo e autorizasse a aplicação da vacina”, lembrou.

O advogado Matheus Leão, de 26 anos, falou do sentimento ao tomar a vacina.

“Estou emocionado, mas sereno e tranquilo. Mais de 500 mil brasileiros não tiveram essa oportunidade que estou tendo agora. Por isso devemos dar um ‘viva’ à ciência”, comemorou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus conclui obras de asfaltamento em ruas abandonadas por 40 anos no conjunto Ajuricaba

Redação Am

Prefeitura leva ‘Asfalta Manaus’ ao Lírio do Vale e aplica 400 toneladas de asfalto na via principal do bairro

Redação Am

Prefeitura de Manaus faz análise de implantação de novos deques verdes na capital

Redação Am
Sair da versão mobile