Portal Uno Midias
Cultura

Bumbódromo recebe visitantes para conhecer os bastidores do 56º Festival Folclórico de Parintins

As visitações públicas são gratuitas e agendadas no portal da Cultura até o dia 2 de julho

O local que todos os anos recebe milhares de pessoas de todo mundo para o Festival Folclórico de Parintins, o Bumbódromo, abre as portas para visitação pública a partir desta quarta-feira (28/06). A ação faz parte do circuito cultural promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que oferece ao público atividades paralelas durante o festival. 

Para participar da iniciativa e conhecer os bastidores do palco da disputa do Caprichoso e Garantido, as inscrições são gratuitas, feitas no portal (cultura.am.gov.br) até o dia 2 de julho. Por dia, estão disponíveis cinco horários para quatro grupos de até 10 pessoas. A meta é chegar a mil visitantes durante a temporada.  

“É uma iniciativa do governo Wilson Lima para da oportunidade, inclusive das pessoas que não puderam vir assistir a disputa de dentro, de estar em algum ponto da cidade, acompanhando o espetáculo e também viver a emoção de conhecer os bastidores, entender como funciona essa estrutura, matando um pouca da curiosidade, dessa forma dando mais uma alternativa para as pessoas que estão conhecendo o município de Parintins”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz,  

Segundo a organizadora da ação, Priscila Ribeiro, o roteiro inicia com a escolha da pulseira nas cores do boi preferido, azul ou vermelho, e neutro para quem ainda está indeciso. 

Em seguida, o grupo segue por todo o complexo, acompanhado de monitores culturais. A visitação contempla os murais grafitados, esculturas em alto relevo na área externa, camarotes do Caprichoso e do Garantido, as salas do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro de Parintins, que funcionam no espaço cultural. No entanto, uma das dependências do espaço gera mais expectativa aos visitantes. “A arena, com certeza, é o espaço que eles tiram bastante fotos, gostam de ver onde realmente acontece o festival”, destaca Priscila. 

Para Derik Vicente, 30, a emoção tomou conta quando chegou no espaço mais alto do Bumbódromo, o sétimo andar. “Quando a gente sobe e vê a arena toda ali, a parte da arquibancada, da galera e o quanto é grandioso, é muito bonito. A gente consegue ver tudo limpo, é muito bonito, gostei muito”, disse. 

Quem também aderiu à iniciativa e aprovou foi Daniele Moura, 30. A manauara conta que a experiência foi inédita. “Na verdade, nessa concepção de conhecer a parte interna, os camarotes, eu já venho ao festival há algum tempo, mas nunca tinha conhecido com tantos detalhes”, disse. “Nós, na verdade, conhecemos a festa e não o que acontece por trás de tudo isso, de toda estrutura que realmente existe. Achei incrível, recomendo”, se emociona Daniele.   

Sobre o festival 2023 

O 56º Festival Folclórico de Parintins leva para arena do Bumbódromo a disputa entre Caprichoso e Garantido, nos dias 30 de junho, 1° e 2 de julho. O festival, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, segue em parceria com a Coca Cola há 27 anos. 

FOTOS: Eduardo Melo /Divulgação/ 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Secretaria de Cultura e Economia Criativa lamenta morte do poeta Thiago de Mello

Redação Am

Presença da CP Games será mais um ponto de destaque no 

Redação

Frutas regionais proporcionam imersão na culinária amazônica no lançamento do Festival de Parintins, em Brasília

Redação Am