Portal Uno Midias
Cotidiano

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.

Notícias relacionadas:

Dólar sobe para US$ 5,73 com atraso em pacote, Trump e China.Aviões da força aérea britânica fazem pouso de emergência no Rio.Gaza: França, Reino Unido, Alemanha, Itália e EUA apelam por trégua.“Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático”, diz o governo brasileiro.

A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.

Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.

De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.    

 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul

Saiba como é a legislação sobre aborto pelo mundo

Fluminense e Flamengo abrem semifinais do Campeonato Carioca