Portal Uno Midias
Cotidiano

BNDES e AIIB assinam memorando para investimentos no Brasil

Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) vai liberar R$ 16,7 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos no Brasil. O memorando de entendimento para a disponibilização dos recursos foi assinado, nesta segunda-feira (18), pelas duas instituições durante a Cúpula de Líderes do G20, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

“O objetivo do memorando é complementar o financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No caso do Novo PAC, os projetos devem promover a integração econômica entre o Brasil e a Ásia nos setores de infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento”, informou o BNDES, após a assinatura.

Estavam presentes os presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, do AIIB, Jin Liqun, o vice-presidente do AIIB, Konstantin Limitovskiy, e o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do banco, Nelson Barbosa.

Também em ação conjunta, o BNDES e o AIIB vão se empenhar para financiar projetos de reconstrução do Rio Grande do Sul, que sofreu danos diversos causados por chuvas este ano, e apoiar os programas de desenvolvimento urbano e infraestrutura social para a realização da COP-30, em Belém. A cooperação tem ainda o objetivo de mobilizar capital privado para programas de infraestrutura.

Recursos

“O memorando assinado com o AIIB comprova que o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país e que tem ampla capacidade de diversificar o funding [mobilização de recursos financeiros de terceiros para financiar operações de crédito e empréstimo de instituições financeiras] e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos sustentáveis e de infraestrutura que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”, disse o presidente do BNDES.

O vice-presidente do AIIB, K. Limitovskiy, afirmou que o banco está satisfeito em assinar o memorando expandido com o BNDES, que aumentará a abrangência da parceria existente para cofinanciamento no Brasil. Segundo ele, o BNDES é um parceiro institucional prioritário do AIIB.

“Nossa colaboração expandida nos permitirá apoiar projetos de infraestrutura e iniciativas estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e fomentem o crescimento econômico no Brasil, na Ásia e além, e esperamos contribuir para os objetivos da COP-30 por meio do cofinanciamento de projetos estratégicos de clima e especialmente de adaptação no Brasil”, acrescentou.

Para o BNDES, o AIIB “é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede na cidade de Pequim, na China, mas com membros de todo o mundo, incluindo o Brasil”.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-11/bndes-e-aiib-assinam-memorando-para-investimentos-no-brasil

The post BNDES e AIIB assinam memorando para investimentos no Brasil appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Inflação sobe em setembro em todas as faixas de renda, aponta Ipea

Maduro é proclamado presidente da Venezuela e acusa golpe de Estado