Cotidiano

Base Fluvial Arpão 2: Policiais apreendem ovos de tartaruga e quelônios em embarcação

Policiais militares em operação na Base Fluvial Arpão 2 apreenderam, na tarde deste domingo (14/01) 70 ovos de tartaruga e dois quelônios vivos, nas proximidades de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A apreensão ocorreu dentro de uma embarcação, onde o responsável foi detido e autuado por crime ambiental.   

Em uma fiscalização de rotina, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que integra as Forças de Segurança na Base, coordenada pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM), abordou a embarcação Leidy Ester. O barco havia saído de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros da capital) com destino a capital amazonense.

Durante a inspeção foi localizada na parte de cima da embarcação, uma caixa d’água. Dentro do recipiente, as equipes encontraram os dois quelônios, sendo uma tartaruga e um tracajá. Já na geladeira foram encontrados, ainda, 70 ovos de tartaruga.

Ao ser questionado pelos policiais se havia documentação que autorizava o transporte dos animais, o responsável pela embarcação afirmou negativamente. O homem foi detido pelo crime ambiental  conforme o artigo 29 da Lei 9.605/88.

Leis

Conforme o artigo 29 da Lei 9.605/88, destaca que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas: III – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Procedimentos

O responsável pela embarcação e toda a materialidade foram  encaminhados ao cartório da Base Arpão 2, para a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) dar seguimento ao trabalho de polícia judiciária.

Após lavratura dos procedimentos, os quelônios foram devolvidos à natureza.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

The post <strong>Base Fluvial Arpão 2: Policiais apreendem ovos de tartaruga e quelônios em embarcação</strong> appeared first on Blitz Amazônico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura trabalha na finalização da revitalização da feira dos Barés, no bairro São Jorge

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Sine Manaus oferta 592 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/5

Sair da versão mobile