Portal Uno Midias
Cidade

Balanço mostra que Centros de Testagem para Covid-19 realizaram 7,5 mil exames na quarta, 19

Dados consolidados pela Prefeitura de Manaus após o encerramento das atividades nos Centros Municipais de Testagem para Covid-19, por volta das 22h da quarta-feira, 19/1, mostram que, juntas, as duas unidades realizaram 7.499 testes ao longo do dia. Do total de exames coletados, 54,5% tiveram resultado positivo, o que significa que 4.094 pessoas foram diagnosticadas com a doença. 

No Centro de Testagem instalado no Studio 5, zona Sul da capital, foram processados 4.064 exames, com 54% de resultados positivos. Já no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, foram feitos 3.435 testes no primeiro dia de atendimento da unidade e, do total, 55% foram positivos para Covid-19. 

As unidades encerraram a admissão de usuários às 19h, mas o trabalho de testagem, atendimento médico e dispensação de medicamentos seguiu até por volta das 21h30. 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avalia que o percentual de casos positivos confirma o cenário de expansão da variante Ômicron e acende um alerta para o reforço nas medidas de proteção, incluindo o uso de máscaras, a higienização das mãos, o  distanciamento social e, principalmente, a vacinação. “Estamos usando estratégias para garantir assistência a todas as pessoas com suspeita de Covid-19, mas precisamos do compromisso da população na manutenção dos cuidados individuais”, destaca.

Shádia, que é médica, esteve pessoalmente no atendimento a pacientes no Studio 5, para reforçar a equipe de profissionais responsáveis pela consulta após a testagem. Ela cita o déficit de aproximadamente 800 servidores no dia de ontem por conta de licenças por doença. 

O atendimento para realização de testes segue nesta quinta-feira, 20/1, nos dois Centros de Testagem, que passam a funcionar das 9h às 17h. Além desses locais, 32 unidades básicas de saúde (UBSs) oferecem o exame, conforme horário indicado na lista de unidades de testagem, disponível no link https://bit.ly/ubscovidmanaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que só dirijam aos locais de testagem as pessoas com sintomas gripais iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que, após esse período, o teste deixa de ser indicado e o paciente deve procurar atendimento médico.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura enfatiza papel de atividades físicas para prevenção e tratamento da obesidade 

Redação Am

Prefeitura de Manaus altera data de início da gratuidade no Passe Livre estudantil

Redação Am

Prefeitura trabalha na revitalização de vias da zona Norte

Redação Am