Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual Permanente garante segurança alimentar de famílias chefiadas por mulheres

O Governo do Amazonas segue fazendo a diferença na vida das famílias amazonenses. Nesta sexta-feira (12/11), terceiro dia de distribuição dos cartões do Auxílio Estadual Permanente, mulheres chefas de família exaltaram a iniciativa liderada pelo governador Wilson Lima e coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Uma das beneficiárias é Cleide Siqueira, moradora do bairro Santa Etelvina. Ela esteve no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, e reforçou a importância do auxílio para a segurança alimentar da família.

“Moro com meu filho e dois netos. A prioridade é utilizar esse recurso para a compra de alimentos. Muitos podem achar pouco, mas quem precisa sabe a importância desse auxílio. Não tem coisa melhor que olhar para os meus netos e saber que amanhã eles vão ter o pãozinho deles para o café, para a merenda, saber que todo mês teremos esse reforço em casa. Muito obrigada”, disse.

Para Carla Santiago, 34, que mora no Manoa e foi até o CECF para receber o cartão, o programa vai fazer a diferença, principalmente, na vida de mulheres chefes de família.

“Tenho cinco filhos e os crio sozinha. Sabemos que a pandemia afetou e complicou a situação de muitas pessoas, especialmente as de baixa renda. Essa é uma ajuda que chegou na hora certa, principalmente em famílias chefiadas por mulheres, que criam seus filhos sem a ajuda de um companheiro. É uma garantia a mais. Nós sabemos que as mães pensam primeiramente nos filhos e saber que existe essa ajuda mensal traz certo conforto”, declarou.

O Auxílio Estadual é considerado o maior programa estadual de distribuição de renda do Brasil. E vai atender 300 mil pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, com uma ajuda financeira mensal de R$ 150 de forma permanente.

Para a titular da Seas, Alessandra Campêlo, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) apontam que a maioria das famílias em situação de extrema pobreza, sustentadas por apenas uma pessoa, são famílias chefiadas por mulheres.

“Isso mostra que o número de mulheres em situação de extrema pobreza é maior que o de homens. São mulheres que sem a ajuda de um companheiro sustentam suas casas e seus filhos. Temos dado toda a atenção para essas pessoas. Garantir a segurança alimentar dessas famílias, principalmente as chefiadas por mulheres, é prioridade do Governo do Estado, porque temos um governador comprometido com essa causa”, afirmou.

Entregas no sábado – Ao todo, são nove pontos de distribuição espalhados pela cidade de Manaus, que funcionam das 8h às 17h.  As entregas começaram na quarta (10/11) e prosseguem normalmente neste sábado (13/11). Somente aos domingos que não haverá atendimento ao público. A força-tarefa montada pelo governador Wilson Lima para entregar os cartões vai trabalhar até mesmo na segunda-feira (15/11), feriado da Proclamação da República.

Pontos Fixos de Atendimento

Funcionamento das 8h às 17h

Zona norte:

– Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Rua Gandu, n° 119, Cidade Nova

Zona leste:

– Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo: Rua Itaetê, n° 200, Mutirão

– Centro de Artes Aníbal Beça: Rua J, s/n°, São José Operário

– Escola Estadual Padre Luiz Ruas: Rua Bom Jesus, s/n°, Zumbi dos Palmares

– Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels: Rua Barroso, s/n°, Puraquequara

Zona sul:

– Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Bola da Suframa, s/n°, Distrito Industrial

– Centro Estadual de Convivência do Idoso: Rua Wilkens de Mattos, s/n°, Aparecida

Zonas centro-sul e centro-oeste:

– Centro de Convenções Vasco Vasques: Avenida Pedro Teixeira com Avenida Constantino Nery, s/n°

Zona oeste:

– Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou: Avenida Brasil, s/n°, Santo Antônio

FOTOS: Ana Luiza Santos/Seas e Miguel Almeida/Seas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas entrega 150 kits de segurança para mototaxistas de Maués

Redação Am

Governador Wilson Lima entrega primeiras carteiras do projeto CNH Social

Redação Am

Governo do Amazonas avança na revitalização e ampliação da orla turística de Envira

Redação Am