O programa “Manaus Esportiva”, da Prefeitura de Manaus, marcou presença e fez bonito na 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton 2023 – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), realizada entre os dias 19 e 23 de abril, em Caxias do Sul (RS).
O projeto da Fundação Manaus Esporte (FME) subiu ao pódio com seis representantes na competição, que teve o total de 362 atletas, de 44 clubes representando 11 Estados brasileiros.
O CBI teve jogos nas modalidades Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Dupla Masculina (DM), Dupla Feminina (DF) e Dupla Mista (DX), e contou pontuação para o ranking nacional da modalidade. Nas categorias Principal e Jovens (Sub-19 e Sub-17), as disputas foram divididas em Séries A e B, e nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, foram disputadas em séries únicas.
Dayane Carvalho e Rissia Maria, do núcleo Coroado, conquistaram o primeiro lugar na dupla feminina Sub-23. Dayane ainda foi campeã na simples feminina Sub-19. Na dupla masculina Sub-23, Gilberto Bussons e Marvison Oliveira ficaram com o terceiro lugar e colocaram a medalha de bronze no peito.
Alunas dos núcleos Ninimberg Guerra e Eldorado, respectivamente, as jovens Kamile Eduarda e Emily Benevides faturaram medalhas de bronze tanto na simples feminina quanto atuando juntas na categoria Sub-15. Além do lugar no pódio, elas alcançaram também classificação para o TOP 16, que acontecerá em Campo Grande (MS).
Alavancado em 2022, o “Manaus Esportiva” incentiva a prática de diversos esportes, a fim de integrar a criança e jovem em novos caminhos, auxiliando também na formação do aluno como cidadão.
O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, comentou sobre o impacto do projeto.“O programa Manaus Esportiva oferece a estrutura dos núcleos espalhados pela cidade para proporcionar que nossos talentos sejam potencializados e possam alcançar grandes resultados como este. Estamos muito orgulhosos e resilientes no processo”, afirmou.
Confira o balanço dos medalhistas amazonenses no CBI
Ouro SF Sub-19: Dayane Carvalho;
Ouro DF Sub-23: Dayane Carvalho e Rissia Maria;
Bronze DF Sub-15: Kamile Eduarda Cortez de Souza e Emily Benevides Nascimento;
Bronze SF Sub-15: Kamile Eduarda Cortez de Souza;
Bronze SF Sub-11: Emilly Caroline de Jesus Ferreira;
Bronze DM Sub-23: Gilberto Bussons e Marvison Oliveira.
Texto e fotos – Divulgação/FME