Portal Uno Midias
Cidade

Aspectos da ZFM são discutidos em mais uma Semana do Orçamento Público da Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), deu início, na tarde desta terça-feira, 16/8, às palestras da 12ª Semana de Estudos Sobre o Orçamento Público. O tema principal deste ano é ‘A Contribuição da Zona Franca para a Cidade de Manaus e Novas Possibilidades de Desenvolvimento’, com palestras e discussões voltadas à importância e influência do Polo Industrial de Manaus (PIM) no orçamento municipal.

Representando o prefeito de Manaus, David Almeida, o secretário de Finanças, Clécio Freire, realizou a abertura da programação destacando a relevância do tema. “Uma pauta muito pertinente para a capital, principalmente, diante do atual cenário econômico que o modelo industrial de Manaus vive, sendo atacada interna e externamente”, enfatizou.

Na ocasião, o secretário citou a criação do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), implementado pelo prefeito David Almeida a partir do Decreto nº 5.045, de março de 2021, com a finalidade de promover e estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Por determinação do prefeito, essa gestão está fazendo sua parte e hoje chamamos aqui grandes conhecedores para discutirmos soluções e medidas para o modelo industrial manauara”, frisou.

A primeira palestra do evento foi comandada pelo advogado tributarista e mestre em direito constitucional, Áppio Tolentino, que também já foi superintendente da ZFM. Ele abordou os aspectos históricos e contemporâneos do polo industrial amazonense. Na sequência, o mestre e doutor em administração, André Luiz Zogahib, palestrou sobre os aspectos sociais do PIM.

O evento é coordenado pela Semef, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). A Semana do Orçamento foi instituída pela Lei nº 1.341 de 2009 e teve sua primeira edição no ano de 2010. O evento passou a ser uma ferramenta de inclusão e aproximação da sociedade no processo de elaboração do orçamento municipal.

Palestras

As palestras continuam nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18/8, com transmissão exclusiva pelo portal de capacitação da Prefeitura de Manaus: http://capacitacaoespi.manaus.am.gov.br. Podem participar estudantes e profissionais das áreas de contabilidade, economia, administração, direito, servidores públicos e sociedade em geral. Os interessados poderão efetivar suas inscrições gratuitamente no mesmo portal. Todos os participantes das palestras on-line receberão certificados com horas complementares.

No segundo dia de evento, 17/8, o ex-superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Afonso Nogueira, fará a palestra: ‘Desmistificando os Incentivos Fiscais: Entendendo as Principais Fontes de Recursos do Polo Industrial para a Cidade de Manaus’.

No terceiro e último dia, 18/7, o atual secretário da Semtepi, Radyr Gomes de Oliveira Júnior, dará a palestra: ‘Manaus, Ontem, Hoje e Amanhã – Os Desafios de se Encontrar e Desenvolver Novas Matrizes e Alternativas Econômicas para a Capital’. Encerrando o ciclo de palestras, o parlamentar, economista e grande conhecedor da ZFM, Serafim Correia, falará sobre os novos modelos de superação econômica da Zona Franca. As palestras são transmitidas, pelo portal de capacitação da Espi, sempre a partir das 14h.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Programação especial da Prefeitura de Manaus movimenta o bairro da Cidade Nova

Redação Am

Prefeitura realiza encontro sobre educação financeira com famílias de alunos da Semed

Redação Am

Prefeitura de Manaus movimentou economia criativa neste final de semana com a Feira do Paço

Redação Am