Cotidiano

Arraial da vacinação: em clima junino, população é imunizada contra Covid-19 durante viradão do ‘Vacina Amazonas’

Uma festa junina diferente tomou conta da Arena da Amazônia, Sambódromo e do Centro de Convenções Vasco Vasques, desde às 18h desta terça-feira (29/06). O clima de arraial dá o tom do mutirão ‘Vacina Amazonas’, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, para vacinar a população a partir de 28 anos. O viradão segue animado ao som das tradicionais músicas juninas nos três pontos até as18h desta quarta-feira, sem intervalos, criando um ambiente convidativo para quem vai receber a imunização.

Na Arena da Amazônia, servidores festejam cada dose de vacina contra Covid-19 aplicada. “É uma satisfação imensa, o Governo do Estado, a secretarias de Saúde e todas as outras secretarias unidas aqui, que o caminho hoje não é o da roça, mas é o da esperança, é o da vida e com muito amor e gratidão a gente está aqui nesta incrível experiência de poder servir, trazer esperança ao nosso povo do Amazonas”, afirmou Fabiana Maciel, gerente de Hospitais e Articulações com Fundações de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Ela relata que a alegria de levar saúde à população é potencializada pelo clima descontraído do mutirão, nos três pontos. 

“A satisfação e a gratidão no coração da gente são imensuráveis, e com esse clima animadíssimo de São João, impulsiona mais ainda. A gente está aqui com o coração transbordando de felicidade e esperamos que a nossa meta seja alcançada o mais rápido possível, todos engajados e nesse clima de São João, de festa, de vida, de esperança”, comemorou a servidora.

Animação – A animação para o arraial da vacinação também seguiu em clima junino no Sambódromo durante a noite. Decorado com bandeiras coloridas em diversos pontos, o Centro de Convenções recebeu o público de Manaus com música de quadrilha, dança e incentivo para quem ainda não havia se vacinado. 

No Sambódromo, quem alegrava as pessoas dentro dos veículos que aguardavam a vez para vacinar eram os atores Elias Monteiro e Neuriza Figueira. Caracterizados com roupas de quadrilha, o casal arrancava sorrisos de quem iria se vacinar pela primeira vez.

“O que é interessante é que o povo já está pronto pra isso. Ele chega meio tenso, a gente brinca com ele, ele relaxa…quando a vacina vem, braço relaxado, numa boa, sorriso nos lábios, felicidade e tem mais uma coisa né? A esperança está de volta!”, disse Elias. 

A atriz Neuriza Figueira festejava o arraial da vacinação em grande estilo, sem desgrudar do álcool em gel. Para ela, a alegria das festividades tem total relação com o momento único da vacinação. 

“Nós estamos aqui esperando a vacina aguardando por esse dia tão maravilhoso, mas têm muitas pessoas que estão com medo e por isso estamos aqui, animando, incentivando, para que elas não fiquem com medo. A vacina vai nos ajudar, a vacina salva vidas e por isso nós estamos aqui, transmitindo a alegria”, disse Neuriza.

A engenheira Vanessa Chehuan, de 28 anos, se sentiu embalada pelo clima do arraial. Vacinada no Sambódromo, ela convidou as pessoas a participarem da festa.

“Gostei muito, achei muito bem organizado, desde a entrada, vários pontos de orientação, a documentação que teria que ser apresentada, achei que está muito legal. Está bem animado também, as meninas dançando quadrilha. É a nossa saúde e de todos, vamos passar por essa da melhor maneira possível”, afirmou.

Vacinação – Os três postos que funcionarão na madrugada são a Arena da Amazônia, o Sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques. No Sambódromo, o mutirão iniciou às 9h de terça-feira e segue até 18h de quarta-feira, com 33 horas de vacinação sem intervalos. O Vasco Vasques, assim como a Arena da Amazônia, começou a atender a população às 18h de terça e segue até às 18h de quarta-feira. Os postos da Prefeitura de Manaus funcionarão no horário habitual.  

A população a partir de 28 anos que for a um dos pontos de vacinação deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF, e comprovante de residência (original e cópia).

Fotos: Arthur Castro e Tácio Melo

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ministério da Saúde exonera diretor de Gestão Hospitalar

Maioria do STF torna ré acusada de escrever “Perdeu, mané” na estátua

Exames revelam presença de mercúrio em amostras de cabelo de yanomamis

Sair da versão mobile