Portal Uno Midias
Manaus

Apreendidas quase 2 toneladas de produtos impróprios para consumo em Manaus

Quase duas toneladas de produtos cárneos vencidos e aves abatidas em desacordo com as normas sanitárias foram apreendidos, nesta terça-feira (7), em Manaus, em dois estabelecimentos. A apreensão foi feita por fiscais Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf).

As ações aconteceram em uma empresa de beneficiamento de produtos cárneos, no bairro Cidade Nova, e em um abatedouro clandestino de aves, suínos, ovinos e caprinos, no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste de Manaus.

Empresa de produtos cárneos

Segundo o fiscal agropecuário da Adaf, Ruben dos Santos, mais de uma tonelada de mortadela defumada e presunto de peru fora da data de validade foi flagrada pela equipe dentro da câmara de matéria prima do estabelecimento que beneficia produtos cárneos. O material seria fatiado e reembalado com novas datas de validade, o que configura fraude.

Os produtos foram apreendidos e descartados no aterro sanitário. O estabelecimento precisa apresentar defesa junto à Adaf dentro de 30 dias.

Além de apresentar risco à saúde dos consumidores que comprariam o produto, a prática contraria os requisitos que um estabelecimento é obrigado a cumprir para garantir a origem e a qualidade dos produtos que comercializa.

Abatedouro clandestino

Nesta terça-feira, um abatedouro clandestino de aves localizado no bairro Alvorada 2 foi alvo da fiscalização. No local, havia aproximadamente meia tonelada de aves abatidas sem autorização, além de carne suína, de caprinos e ovinos. Todo o material foi apreendido.

“O estabelecimento foi interditado e as aves abatidas encaminhadas ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) para alimentação animal. Já os animais vivos foram encaminhados para a origem”, afirmou a médica veterinária da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), Lilian Toffanetto.

Denúncias

Denúncias de irregularidades relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal podem ser encaminhadas à Adaf por meio da Ouvidoria da agência, no telefone (92) 99380-9174 ou no e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.

No total, em dois estabelecimentos, quase duas toneladas de produtos foram apreendidas em Manaus — Foto: Divulgação

*Com informações de G1am/Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governador Wilson Lima libera pagamento de indenizações para mais 99 famílias que residiam no Igarapé do Quarenta

Redação Am

Veja FOTOS dos estragos após deslizamento de terra que deixou 8 mortos em Manaus

João Alves

“A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão” entra em exposição no Palácio da Justiça

Redação Am