Portal Uno Midias
Politica

Após TRE-AM anunciar ampliação de horário de funcionamento, eleitores dormem na fila para conseguir atendimento

Após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciar a ampliação do horário de funcionamento para a emissão ou regularização do título eleitoral, muitos eleitores dormiram na fila durante a madrugada desta segunda-feira (25) para tentar conseguir um atendimento. Muitos não haviam marcado o serviço.

Segundo o diretor-geral do TRE-AM, João Victor Pereira Martins da Silva, a partir desta segunda-feira até o 4 de maio, os serviços de atendimento aos eleitores serão realizados de segunda a sexta feira, de 08h às 17h, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.

O vigilante Antônio Valderi Vieira de Souza chegou à sede do TRE, na Zona Centro-Sul de Manaus, por volta de 3h da manhã. Ele é natural de Santarém, mas na capital amazonense há 10 anos. Durante todo esse período, ele só justificava o voto, mas agora quer regularizar a situação.

“Cheguei aqui 3h da manhã e quero votar. Sou de Santarém, no Pará, e nas últimas eleições eu só justifiquei. Mas agora eu quero fazer meu papel de cidadão e vou votar”.

O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Nas eleições deste ano, a votação em primeiro turno acontecerá no dia 02 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Estão aptos a votar nas eleições de 2022 eleitoras e eleitores que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral.

Ou seja, que não têm pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. Aquele que fizer 16 anos no dia das eleições poderá tirar o título normalmente, mas o documento terá validade somente a partir da data em que completar a idade mínima para votar de forma facultativa.

Atendimento virtual

O eleitor pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com o documento votar nas eleições. O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com ereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação. Qualquer pessoa que tenha título de eleitor pode solicitar esse serviço pela internet. O e-Título está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone)

Como instalar:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
  • Baixe o app e-Título;
  • Informe o número do título, data de nascimento, seu nome e os nomes do pai e da mãe.

O e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e as impressões digitais. Se você não passou pelo recadastramento, leve documento com foto no dia da eleição.

Informação complementar: o antigo título impresso continua valendo. Ele deve ser apresentado junto com o RG ou a carteira de habilitação.

*Com informações de G1am/Foto: Paulo Paixão/Rede Amazônica

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Idam reforça importância do CAF para produtores rurais amazonenses

Redação Am

Agregador nacional de pesquisas mostra prefeito David Almeida com grande chance de reeleição

Redação

MP-AM vai investigar o prefeito de Alvarães por suspeita de improbidade e danos aos cofres do município

João Alves