Após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciar a ampliação do horário de funcionamento para a emissão ou regularização do título eleitoral, muitos eleitores dormiram na fila durante a madrugada desta segunda-feira (25) para tentar conseguir um atendimento. Muitos não haviam marcado o serviço.
Segundo o diretor-geral do TRE-AM, João Victor Pereira Martins da Silva, a partir desta segunda-feira até o 4 de maio, os serviços de atendimento aos eleitores serão realizados de segunda a sexta feira, de 08h às 17h, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.
O vigilante Antônio Valderi Vieira de Souza chegou à sede do TRE, na Zona Centro-Sul de Manaus, por volta de 3h da manhã. Ele é natural de Santarém, mas na capital amazonense há 10 anos. Durante todo esse período, ele só justificava o voto, mas agora quer regularizar a situação.
“Cheguei aqui 3h da manhã e quero votar. Sou de Santarém, no Pará, e nas últimas eleições eu só justifiquei. Mas agora eu quero fazer meu papel de cidadão e vou votar”.
O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Nas eleições deste ano, a votação em primeiro turno acontecerá no dia 02 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.
Estão aptos a votar nas eleições de 2022 eleitoras e eleitores que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral.
Ou seja, que não têm pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. Aquele que fizer 16 anos no dia das eleições poderá tirar o título normalmente, mas o documento terá validade somente a partir da data em que completar a idade mínima para votar de forma facultativa.
Atendimento virtual
O eleitor pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com o documento votar nas eleições. O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com ereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação. Qualquer pessoa que tenha título de eleitor pode solicitar esse serviço pela internet. O e-Título está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone)
Como instalar:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- Baixe o app e-Título;
- Informe o número do título, data de nascimento, seu nome e os nomes do pai e da mãe.
O e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e as impressões digitais. Se você não passou pelo recadastramento, leve documento com foto no dia da eleição.
Informação complementar: o antigo título impresso continua valendo. Ele deve ser apresentado junto com o RG ou a carteira de habilitação.
*Com informações de G1am/Foto: Paulo Paixão/Rede Amazônica