Portal Uno Midias
Cotidiano

Americano Robert Francis Prevost é eleito o 267º papa

Nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja, diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21.

O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira (8), da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.

A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase.

Próximos passos

Segundo o Vaticano, após a aparição de Robert Francis Prevost na janela da Basílica de São Pedro, ele retorna à Capela Sistina, onde inicia-se uma breve cerimônia, introduzida pela saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.

O cardeal-sacerdote mais antigo lê então uma passagem do Evangelho, que pode ser “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”. O protodiácono, em seguida, oferece uma oração pelo papa recém-eleito.

Logo depois, todos os cardeais eleitores, em ordem de precedência, aproximam-se para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. A cerimônia termina com o canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa recém-eleito.

Biografia

Leão XIV (em latim: Leo XIV; em italiano: Leone XIV), nascido Robert Francis Prevost Martínez O.S.A. (Chicago, 14 de setembro de 1955) é o atual Papa da Igreja Católica após o falecimento de seu antecessor, Bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril do mesmo ano.

Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na ordem agostiniana.

O Papa Francisco o nomeou cardeal em 30 de setembro de 2023. Foi eleito Papa no dia 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. É o primeiro papa estadunidense e o segundo papa americano.

Via Agência Brasil e Wikipedia

Saiba mais:

Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito

The post Americano Robert Francis Prevost é eleito o 267º papa appeared first on amazonaspix.com.br.

The post Americano Robert Francis Prevost é eleito o 267º papa appeared first on amazonaspix.com.br.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

História de comunidade indígena premiada em Cannes chega aos cinemas

Prefeitura inicia reforma da feira do bairro Nova Esperança

Grupo de filhos e netos de perseguidos pela ditadura completa 10 anos