Cidade

Ambiente Geo da Prefeitura de Manaus será ‘case’ para o governo de Rondônia

Representantes da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) do governo de Rondônia estiveram, nesta quinta-feira, 26/8, na sede da Prefeitura de Manaus para conhecer de perto as ações e boas práticas do ambiente de geocolaboração da capital amazonense. O case manauense já foi premiado e reconhecido por organizações nacionais e internacionais das áreas de tecnologia e desenvolvimento.

A equipe da Sedi – formada pelo superintendente Sérgio Gonçalves; pelo coordenador técnico Avenilson Trindade; e pela consultora de geointeligência Elenice Rodrigues – foi recebida pelo titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, e sua equipe de TI.

“Estamos dando andamento a um projeto muito promissor e que o prefeito David Almeida aposta muito. O ambiente de geocolaboração é a solução para implementação de todos os tipos de políticas públicas e de investimentos, inclusive. A ferramenta facilita na tomada de decisões assertivas e coerentes. É claro que a tecnologia geo é uma tendência e logo todo o país estará adotando. Não há como fugir disso”, avaliou o secretário da Semef.

Com a visita, o superintendente da Sedi explicou que a expectativa é garantir conhecimento técnico e troca de informações para implementação de um ambiente Geo no Estado de Rondônia. “Vimos conhecer e buscar informações sobre esse projeto bem-sucedido da Prefeitura de Manaus, reconhecido, inclusive. Rondônia pretende trilhar nesse caminho e nada melhor que esse benchmarking com quem já está bem à frente no processo”, destacou Gonçalves, ao elogiar o projeto geocolaborativo de Manaus.

Apresentação

A equipe da Semef apresentou toda a estrutura do ambiente Geo de Manaus à equipe da Sedi de Rondônia. A explanação compreendeu os sistemas de geocolaboração e suas aplicações, assim como a parte física do projeto que inclui a estrutura do datacenter municipal e os equipamentos de última geração em comunicação e processamento de dados.

“Temos um projeto desafiador e um ambiente totalmente integrado dentro do nosso datacenter. Para tudo isso rodar é imprescindível que tenhamos uma excelente estrutura. Já avançamos muito, mas estamos falando de uma tecnologia em avanço constante. Nesse sentido, o prefeito David Almeida e o secretário da Semef têm dado todo o suporte para o andamento desse projeto tão importante para o ambiente de negócios da capital e a otimização da nossa arrecadação, culminando em mais investimentos para os cidadãos”, acrescentou o subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Richard Douglas.

Aplicações

A tecnologia Geo da Prefeitura de Manaus está na palma da mão de cada gestor. A partir de mapas temáticos é possível acessar informações inerentes à educação, saúde, trânsito, e demais áreas de atuação do município. Esses dados são facilmente acessados por smartphones, tablets ou desktops.

Notável e premiada, a estrutura de georeferenciamento da cidade de Manaus vem sendo montada há seis anos e já conta com uma infraestrutura corporativa de integração de camadas com o compartilhamento de informações multifinalitárias entre os órgãos municipais, permitindo a otimização do planejamento e gestão das ações da prefeitura.

O projeto Geo da Prefeitura de Manaus tem o aporte do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura comemora mais de mil mudas plantadas por meio do projeto ‘Manaus, te quero verde’

Redação Am

Prefeito David Almeida anuncia programa ‘Mais Manaus’ com investimentos de R$ 1,2 bilhão e geração de 60 mil empregos

Redação Am

Casarão da Inovação Cassina recebeu mais de 8 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Redação Am
Sair da versão mobile