Portal Uno Midias
Amazonas

Amazonas tem 22 casos confirmados de Covid-19 pela variante ômicron

MANAUS – A SES-AM (Secretaria de Saúde do Amazonas) e a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) confirmaram, nesta segunda-feira (10) mais 21 pessoas infectadas com Covid-19 pela variante Ômicron, totalizando 22 casos no Amazonas.

A identificação dos 21 casos está no relatório desta segunda-feira da Fiocruz Amazônia. A entidade realiza o sequenciamento genético para identificar a linhagem do novo coronavírus, a partir das amostras coletadas nas unidades de saúde do Amazonas, incluindo os postos de testagens nas três portas de entrada do Amazonas (Aeroporto Eduardo Gomes, Porto de Manaus e Terminal Rodoviário).

O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde) do Amazonas, coordenado pela FVS-AM, emitiu um comunicado de risco ao CIEVS nacional, informando sobre os casos positivos identificados com a variante Ômicron.

No dia 7 de janeiro, foram processadas 144 amostras e 21 foram confirmadas com a nova variante. Os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, faz um apelo para que a população tome a vacina contra a Covid-19 e mantenha as medidas não farmacológicas de proteção, destacando a adesão à campanha de vacinação contra Covid-19.

“São mais de 100 mil manauaras que não tomaram sequer uma dose de vacina, mais de 500 mil amazonenses não tomaram sequer a sua segunda dose. Por favor, procurem logo uma unidade de suas prefeituras. Em Manaus, temos o Sambódromo e a carreta da vacinação. Usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações. Meus amigos, a luta contra esse vírus é de todos nós”, enfatizou o secretário.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que a população se prevenindo estará, ao mesmo tempo, contribuindo com as ações que o Governo do Amazonas está tomando para evitar a disseminação da Covid-19. “São várias ações voltadas para o controle da Covid-19, incluindo levar a vacinação para cada vez mais perto das pessoas, ofertas de testes para passageiros desembarcados, e restrição de aglomerações. Contribua e se previna, previna sua família”, acrescentou Tatyana.

A FVS-RCP reforça junto à população a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como usar máscaras faciais; evitar locais fechados e pouco ventilados; e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.

De forma rotineira, o Amazonas mantém os Postos de Triagem (realização de testes diagnósticos para COVID-19) nos portos, aeroportos e rodoviária na capital e nos municípios do interior. Também reforça aos viajantes que retornaram de países e estados brasileiros onde foram identificados casos da variante Ômicron, que informem sua chegada ao CIEVS Estadual, através dos contatos de telefone: (92) 3182-8932 e e-mail: cievsam@gmail.com.

*Com informações de Amazonas Atual/Foto: Bruno Zanardo/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Estado apresenta resultados do Prosamim III

Redação Am

Alfredo da Matta realiza cirurgias em pacientes de hanseníase em Lábrea

Redação Am

Mais de 12 mil pessoas devem ser vacinadas no Sambódromo pelo mutirão ‘Vacina Amazonas’

Redação Am