O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (7), decreto que suspende a realização de grandes eventos no Amazonas, e limita o público máximo de 200 pessoas.
A medida de prevenção à disseminação da Covid-19 vale a partir deste sábado (8), por tempo indeterminado.
Nesta sexta, o prefeito de Manaus, David Almeida, cancelou a realização de festas e blocos de rua no Carnaval deste ano. Ainda não há definição oficial sobre a realização do desfile das escolas de samba. Recentemente, a Temporada de Cruzeiros no estado também foi suspensa por conta da pandemia.
Conforme o decreto, estão suspensos os eventos de qualquer natureza com venda de ingressos, em todos os municípios do estado, independentemente da quantidade de público.
No decreto, o Governo do Estado estabelece que eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, podem ocorrer, mas limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas.
Os locais também devem seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.
Em caso de descumprimento do decreto, está prevista multa no valor de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 500 mil.
O Governo do Amazonas reforça a necessidade de a população manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 e outras doenças respiratórias, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.
*Com informações de G1am/Foto: Ruthiene Bindá/Rede Amazônica