Portal Uno Midias
Amazonas

Amazonas lidera em competitividade na região Norte e Nordeste segundo relatório do Centro de Liderança Pública (CLP)

Entre as 27 unidades da federação, o Amazonas está em 11º. lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, sendo o representante do Norte mais bem colocado na classificação geral, ultrapassando ainda o estado do Ceará, o mais bem posicionado do Nordeste com a 12ª. posição. O levantamento é realizado desde 2011 e divulgado anualmente por meio do relatório do Centro de Lideranças Públicas (CLP).  

Na Edição 2021, do Ranking de Competitividade dos Estados do CLP, Amazonas e Piauí mereceram destaque positivo, por terem sido os que mais ganharam posições em relação à edição de 2020. O estado ganhou três posições e o Piauí, saiu da 26ª para a 20ª colocação.  

O estudo leva em conta indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. 

No comparativo dos estados da região Norte, o Amazonas subiu sete posições no pilar de Sustentabilidade Ambiental, passando da 19ª para 12ª colocação, com melhoras nos indicadores de Emissões de CO2 (+2 posições) e Tratamento de Esgoto (+1).

Na avaliação, o Amazonas galgou ainda mais três posições no pilar Eficiência da Máquina Pública e Potencial de Mercado. Houve, ainda, ganho de colocação no pilar de Inovação (+1).

No pilar de Eficiência da Máquina Pública, o Estado subiu três posições em relação à edição de 2020, passando da 8ª para 5ª colocação, com destaque para o desempenho nos indicadores de Custo do Executivo/PIB e Oferta de Serviços Públicos Digitais (+4 posições cada), Custo do Legislativo/PIB (+2), e Custo do Judiciário/PIB e Índice de Transparência (+1 cada).

No pilar de Potencial de Mercado, o Amazonas também subiu três posições, passando da 4ª para a 1ª colocação, com melhora relativa no indicador de Taxa de Crescimento (+4 posições). 

O titular da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa, integrante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração (Consad) pelo Amazonas, destaca que o relatório reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar pontos fragilizados e elencar prioridades.

“O pilar de Eficiência da Máquina Pública agrega indicadores de eficiência, custo e transparência do setor público, onde subimos três posições. Estamos trabalhando, com o apoio do Governador Wilson Lima, para modernizar a gestão e entregar serviços eficientes, com foco no cidadão”, destacou Fabrício Barbosa.  

“O Ranking de Competitividade dos Estados é uma poderosa ferramenta para balizar as ações dos governos estaduais e apoiar a elaboração de políticas baseadas em evidências”, completa o secretário da Sead.  

Sustentabilidade Ambiental – Segundo Relatório 2021, o Estado tem papel fundamental como indutor de um padrão ambientalmente sustentável de desenvolvimento econômico.

Os Estados com maiores avanços de colocação, no pilar sustentabilidade ambiental, foram Rio Grande do Sul (+7 posições), saltando da 13ª para 6ª colocação; Amazonas (+7), atingindo a 12ª posição; e Tocantins (+6), na 15ª colocação. Em contrapartida, a UF com maior queda de posição foi Roraima (-13).  

Indicadores do Ranking de Competitividade – Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 86 indicadores, distribuídos nos dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros. 

O relatório completo do Ranking pode ser encontrado no link https://www.rankingdecompetitividade.org.br.  

FOTO: Gabriel Retondano/Sead 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Amazonas já aplicou 6.658.361 doses de vacina contra Covid-19 até esta segunda-feira (28/03)

Redação Am

Governo do Estado avança na pavimentação do ramal Sulivan Portela, em Rio Preto da Eva

Redação

Sedecti discute elaboração de nota técnica sobre exportação de produtos das cadeias regionais do Amazonas

Redação Am