Portal Uno Midias
Amazonas

Amazonas fortalece vigilância e monitoramento epidemiológico do sarampo

O Governo do Estado está fortalecendo a vigilância e o monitoramento epidemiológico do sarampo no Amazonas, alertando para a importância da vacinação contra a doença no estado. De quarta (15/09) a sexta-feira (17/09), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebe uma equipe de consultores técnicos do Ministério da Saúde (MS) para somar forças com o Estado.

Além da FVS-RCP e MS, a ação conjunta conta com a atuação Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

A ação conjunta da FVS-RCP e demais órgãos visa traçar plano de ação para ampliar a cobertura vacinal da doença, que é de 62,22%. A meta de cobertura vacinal tríplice viral é de 95%.

De acordo com a diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a baixa cobertura vacinal para a aplicação tríplice viral é alvo de preocupação da Vigilância em Saúde estadual. “Precisamos prevenir para não haver um retorno do sarampo ao Amazonas como o que ocorreu em 2018. É importante que todos atualizem a carteira de vacinação com a tríplice viral”, destaca.

A vacina tríplice viral protege o organismo humano do sarampo, da rubéola e da caxumba e é ministrada em duas doses: a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. No entanto, a vacina está disponível para a população de até 59 anos de idade pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) da FVS-RCP, Izabel Nascimento, destaca que há um esforço coletivo para alcance da cobertura vacinal preconizada pelo MS. “É importantíssimo alcançar a meta de cobertura vacinal. As vacinas estão sendo oferecidas e se encontram disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, acrescenta.

Cobertura – Conforme dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), o Amazonas apresenta cobertura vacinal tríplice viral abaixo da meta há, pelo menos, três anos: 2018 (89,81%), 2019 (92,12%), 2020 (76,16%) e 2021 – parcial (62,22%).

Monitoramento – Equipes de consultores técnicos do Grupo de Técnico (GT) Exantemáticas do Ministério da Saúde seguem no Amazonas, até esta sexta-feira (17/09), somando esforços para o monitoramento e fortalecimento da vigilância do sarampo, envolvendo a vigilância epidemiológica, imunização, Atenção Primária à Saúde, Atenção especializada à Saúde e Vigilância Laboratorial.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Parto Normal do Instituto da Mulher Dona Lindu

Redação

Ciama articula projetos de desenvolvimento para Rio Preto da Eva

Redação Am

Idam dá início à Semana da Cadeia Produtiva da Pesca e Piscicultura em Manacapuru

Redação Am