Portal Uno Midias
Cidade

Alunos municipais recebem medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) premiou quatro alunos da Prefeitura de Manaus, com medalhas de ouro, após resultados positivos na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A solenidade ocorreu no auditório Floriano Pacheco, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), zona Sul, e contou com a presença de aproximadamente 100 estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e privadas.

Os alunos medalhistas são do 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Jarlece Zaranza, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Amazonino Mendes, zona Leste da capital. O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou da cerimônia e destacou o investimento da gestão do prefeito David Almeida nas áreas de ciência e tecnologia. 

“Todos os estudantes precisam acreditar que vale a pena estudar, investir no conhecimento, é por isso que o prefeito David e a Semed têm investido na Ciência e Tecnologia, para que esses jovens possam ter oportunidade de estudo adequado para o futuro de cada um”, comentou Pauderney. 

Olimpíada

A OBA tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, que mobiliza além dos próprios alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas. 

As medalhas foram entregues pelo ministro do MCTI, Marcos Pontes, que disse fazer questão de participar do evento e conversar com os alunos sobre a importância de estudar a Ciência e as tecnologias.

“Esse é um daqueles momentos que eu faço questão de participar. Entregar essas medalhas para os alunos me faz acreditar que nesse momento eu posso estar tirando foto com um futuro ganhador do prêmio Nobel, ou com um ou uma astronauta que vai para Marte. O futuro está perto, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é uma ferramenta para construir uma parte desse futuro”, declarou o ministro. 

Estreia

Esta foi a primeira vez que a escola municipal Jarlece Zaranza participou da OBA. De acordo com a professora Karlla Campos, representante da escola na Olimpíada, dos 43 alunos do 6º ao 9º inscritos para participar das aulas preparatórias, 35 fizeram a prova e 20 conseguiram medalhas. “Essa foi a primeira participação da escola na OBA e já conquistamos quatro medalhas de ouro. Eu nunca tinha conquistado um resultado surpreendente como esse, foram 20 alunos que receberam medalha de prata, bronze e ouro. Isso vai ser muito bom para a vida e para a carreira que eles escolherão”, mencionou a professora. 

As provas foram on-line com dez perguntas, sete de Astronomia e três de Astronáutica. Os alunos tiveram duas horas para responder as questões. 

Gabriel Macêdo, 14, do 9º ano, um dos quatro alunos medalhistas, disse que valeu muito a pena estudar e está muito feliz com o resultado. “Foi uma grande felicidade saber que eu consegui alcançar um bom resultado, apesar de todas as dificuldades o esforço valeu a pena”, disse o menino. 

Além dos quatros alunos que conquistaram a medalha de ouro, dois deles também foram convidados pela OBA para participar da seletiva internacional. A seletiva foi composta por três etapas. A primeira ocorreu no dia 19 de setembro, a segunda será em outubro, a última ainda não tem uma data definida. 

O estudante Ygor Alves Daniel foi um dos selecionados. “Ser escolhido para fase internacional fez valer muito a pena o meu esforço. Estou aproveitando cada momento de estudo, não penso apenas no resultado de agora, mas penso no que esse conhecimento que estou adquirindo agora vai favorecer o meu futuro”, declarou Ygor.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura libera vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais a partir deste sábado, 29/4

Redação Am

Prefeito David Almeida entrega creche reformada na zona Norte e anuncia entrega de mais seis unidades

Redação Am

Prefeitura se prepara para a contratação temporária de 600 homens para atuar nos distritos de obras

Redação Am