Evento aconteceu em Bangkok, na Tailândia, de 24 a 28 de fevereiro e contou com participação de sete alunos do CMPM V
Alunos do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) V – Escola Estadual Tenente-Coronel Cândido José Mariano, foram medalhistas em bronze durante participação na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na Tailândia. O evento, que reuniu estudantes de dez países, aconteceu de 24 a 28 de fevereiro em Bangkok.
A delegação da unidade de ensino chegou em Manaus na noite de quinta-feira (29/02) e foi recebida no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes pelo diretor da Diretoria de Ensino da PMAM, coronel PM Cesar Andrade, pela diretora do CMPM V, major PM Daniela Cerdeira, pelos pais e alunos do CMPM V.
Ao todo, sete estudantes do ensino médio do CMPM V participaram da competição. São eles: Ana Clara Botero, 3º04; Mclean Moraes, 2º06; Maria Clara Neves Matos, 2º02; Carlos André Campos, 3º08; Samuel de Oliveira Cordovil, Pedro Henrique Rodrigues da Silva e Giorgia Almeida Buoni, do 3º10. Dentre os alunos, cinco foram premiados com medalhas de bronze e dois receberam menções honrosas.
Segundo o diretor de Ensino da PMAM, coronel Cesar Andrade, todos os nossos alunos foram muito bem-sucedidos no rendimento na prova, porque estavam preparados. “Não tem outra solução. Se a gente quer ter sucesso, a gente tem que estudar, investir nos nossos filhos, honrar os pais, para a gente ser uma nação forte”, destacou o coronel.
A competição
De acordo com a Rede do Programa de Olímpiadas do Conhecimento (Rede POC), instituição que representa o evento no Brasil, 100 alunos de 17 escolas brasileiras participaram da OIMSF, sendo conquistadas 65 medalhas pela delegação brasileira.
A diretora do CMPM V, major PM Daniela Cerdeira, explica que a olímpiada possui duas fases; nacional e internacional. “Na primeira, realizada em maio, aplicada nas respectivas cidades, os alunos participaram da competição em grupo e conquistaram medalha de prata. No mês de outubro, os estudantes receberam a carta convite para participar da segunda fase, competição individual, na Tailândia”, explicou a major.
O medalhista Samuel de Oliveira Cordovil, do 3º10, fala da importância de representar seu país, seu estado e seu colégio em uma competição internacional de grande relevância e prestígio. “Essa medalha é fruto de muito esforço tanto dos professores, quanto dos alunos que me ajudaram na minha escola. É uma honra poder congratular todos que me apoiaram nesse processo. Também é muito ver que meu esforço e o esforço da escola está valendo a pena e, eu quero isso para mais pessoas também”, disse o aluno.
Apoio familiar
Para o pai do aluno Mclean Moraes Júnior, do 2º06, Mclean Moraes, a educação e a disciplina firmadas no ensino do colégio da Polícia Militar do Amazonas foi primordial para o desempenho dos alunos competidores.
“O resultado não seria diferente em função de tudo o que eles aprenderam no colégio. Ele é aluno desde o começo do CMPM. Toda a educação que a escola pôde agregar para eles foi fundamental para esse sucesso. Eu espero que eles possam, juntos, com esse resultado, inspirar novos alunos e que em outros anos novos alunos possam ter essa experiência”, disse o pai do aluno.
Competição Internacional
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques Sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.
No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Investimento em Educação
O governador do Amazonas, Wilson Lima assinou, na terça-feira (27/02), o decreto que estabelece o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino no Amazonas. Os resultados positivos obtidos no Estado, como a redução da evasão escolar e o aumento do desempenho dos estudantes em competições relevantes, como a Olimpíada Internacional de Matemática, reforçam a eficácia do modelo adotado nos Colégios Militares da PMAM.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMPM ou PMAM
Foto: Divulgação
The post Alunos do Colégio Militar da PMAM conquistam medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática appeared first on amazonaspix.com.br.
The post Alunos do Colégio Militar da PMAM conquistam medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática appeared first on amazonaspix.com.br.