Portal Uno Midias
Cidade

Alunos da zona rural participam da apresentação teatral ‘O Sumiço da Yara’

Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), levou para 11 escolas da zona rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a apresentação teatral “O Sumiço da Yara”. O espetáculo, que ocorreu nesta quinta-feira, 24/8, na escola municipal Abílio Alencar, na rodovia AM-010, quilômetro 35, contou com a participação de mais de 250 alunos, do 1° ao 4° ano e ainda do 6° ano, das escolas Padre Calleri e Ester.

A ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), da Semed. De acordo com o gerente da GACPE, Mário Jorge Lima, a obra teatral recebeu total apoio do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.

“Esse tipo de evento tem suporte dos nossos gestores, prefeito David Almeida e secretária Dulce, que são preocupados com a cultura e a arte. Poder oferecer esse espetáculo para os alunos da zona rural é um momento único, pois muitos deles assistiram uma peça pela primeira vez”, comentou Mário.

Ao todo, foram sete apresentações, com a participação de 1.400 crianças e adolescentes. O objetivo da peça é conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar o meio ambiente.

“Falar sobre teatro na zona rural é um desafio muito grande, mas que com o apoio do prefeito e da secretária, estamos conseguindo oferecer vários tipos de linguagens. A arte cênica dentro da zona rural é algo inédito, porque os nossos alunos vêm de vários ramais e rios para poder participar desse momento cultural”, disse a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Rosa Denize.

A aluna Gabriela Carmo, do 8º ano, aprovou a atividade. “A apresentação foi muito legal, a gente aprendeu sobre o meio ambiente por meio de uma peça. Sair dos livros e ver esses personagens de perto foi muito interessante, tenho certeza de que todos prestaram muito mais atenção e aprenderam sobre os cuidados que devemos ter com a natureza”, disse a estudante.

Peça

Com duração de aproximadamente 45 minutos, os personagens Yara, Saci, Curupira, Amarílis, espírito da natureza e Polineia, que seria a poluição da floresta, fizeram uma apresentação com muita música, comédia e principalmente com um diálogo sobre a importância de cuidar da fauna e flora. Tudo isso envolvendo o sumiço da Yara, que por algum motivo parou de cantar.

A peça é produzida pela Walkmar Produções, tem o apoio da Vida Flat e SSP Produções e conta com o patrocínio da Novartis.

Para Fernanda Pavan, que interpreta a Yara, vir para Manaus, onde acontece a lenda, é uma experiência significante. “Trazer para as crianças de Manaus essa mensagem de cuidado e preservação com a natureza é uma experiência maravilhosa e logo aqui de onde é a origem da lenda. Queremos mostrar para eles que a Polineia, realmente existe e se a gente não cuidar, nós podemos perder os nossos bens mais preciosos”, disse Fernanda.

Fotos – Ulisson Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura adverte Zona Azul por falhas na prestação do serviço no Centro e avalia rescisão do contrato

Redação Am

 Prefeitura realiza oficina temática sobre ‘Setembro Amarelo’ com estudantes da zona Norte de Manaus

Redação Am

Prefeitura entrega kits de higiene pessoal para projeto Lar da Mariazinha

Redação Am