Cidade

Alunos da rede municipal da Prefeitura de Manaus recebe ‘OAB vai à Escola’

A escola municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Cidade Deus, zona Norte, recebeu na tarde desta terça-feira, 6/6, o projeto “OAB vai à Escola”. A iniciativa, que existe há mais de 15 anos, deve ser estendida para outras unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), até o fim de 2023. 

Durante a visita, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) debateram sobre bullying e cyberbullying, com 41 alunos do 8° ano do ensino fundamental. Na rede municipal, a ação é desenvolvida pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi).

De acordo com a assessora pedagógica do Nupi, Amanda Melo, o principal objetivo da ação é trabalhar valores sociais e de cidadania, tendo como base o campo jurídico.

“O nosso objetivo é levar aos alunos da rede municipal de ensino, de forma mais específica ao ensino fundamental II, aos nossos adolescentes, noções de direito, de deveres, do respeito, além de assuntos como a violência nas escolas. Então, esta parceria é importante para que nossos estudantes possam entender que eles têm direitos e, ao mesmo tempo, têm deveres e que são, acima de tudo, cidadãos”, destacou Amanda.

O tema também foi abordado pela presidente da comissão da “OAB vai à Escola”, a advogada Rosana Antony. Ela explica que o objetivo é levar ao conhecimento dos estudantes, debates de grande relevância social para ajudar a minimizar os problemas ocorridos dentro das escolas.

“Nós levamos projetos de cidadania às escolas, trabalhando temas de grande relevância do momento, como bullying e cyberbullying que iremos falar aqui, mas falamos também de abuso, exploração sexual de jovens e adolescentes, violência doméstica, drogas, enfim, falamos de temáticas relevantes que as escolas nos pedem”, explicou a doutora Rosana.

Para o gestor da unidade de ensino, Ivonelson Silva, a escola ficou feliz pelo apoio da OAB no trabalho de conscientização já desenvolvido no local, para evitar a incidência de casos de bullying no ambiente escolar.

“Uma palestra dessa natureza vai trazer novos horizontes para os nossos alunos. Nossos jovens muitas vezes não têm acesso a esse tipo de informação e, trazendo essas pessoas, esses profissionais para a escola abre-se um leque de oportunidades. Com esse trabalho, somando com o que fazemos aqui, vai possibilitar ao aluno saber como reagir diante uma situação de bullying. Por isso, a nossa comunidade escolar está muito feliz pelo fato da OAB apresentar caminhos melhores para os nossos jovens”, disse o gestor da unidade.

“Achei muito importante eles abordarem esse tema, porque muitos alunos sofrem com bullying e é preciso saber como administrar isso. Eu sofri essa violência por causa do meu biotipo. E isso pode deixar uma marca negativa para quem sofre. Então, adorei a palestra porque me ajudou a entender algumas coisas e até serviu para eu me posicionar a partir de agora, caso eu sofra bullying novamente”, frisou a aluna Samille Barros, de 14 anos.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus expede primeiro Habite-se para conjunto do Prosamim na zona Oeste

Redação Am

Prefeitura reúne grupo de trabalho para regulamentar transporte de passageiros por aplicativos de duas rodas

Redação Am

Prefeitura de Manaus participa de programação de palestras na maior feira de turismo do país

Redação Am
Sair da versão mobile