Os alunos, da Prefeitura de Manaus, que disputam o 44º Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), vêm mostrando que o trabalho desenvolvido com os alunos tem potencial para alcançar grandes resultados. Ao todo, 781 alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam dos jogos.
De acordo com o coordenador de Esportes da Semed, Ronnie Melo, as conquistas reforçam a importância da educação física na rede municipal. Para ele, é algo muito positivo, ainda mais quando se trata de uma competição que reúne atletas de todo o estado.
“Esses jogos são fundamentais, pois é o resultado de todo um trabalho desenvolvido em nossas escolas e por nossos professores. Nesse momento, podemos verificar o desenvolvimento das aptidões físicas, com força, resistência, velocidade, entre outras. Além disso, podemos também contemplar o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo de nossas crianças, com os quais estamos a fomentar um desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes, além de garantir a manutenção de uma sociedade humana plena em seus valores e princípios”, comentou.
Superação
Com apenas dois anos praticando o xadrez, o aluno Júlio César da Silva, de 13 anos, da escola municipal Jarlece da Conceição Zaranza, no bairro Cidade Nova, zona Norte, conquistou o primeiro lugar na categoria “blitz” e ficou em quinto lugar na categoria “pensado”. Para ele, foi um resultado expressivo, porque teve que jogar com enxadristas de todo o estado.
“Fiquei bastante alegre com o resultado. Ser campeão dos JEAs na modalidade superando 30 enxadristas foi uma emoção inesquecível para mim. Esse título representa muito, além de ser meu primeiro título no xadrez, eu fui o único representante da escola e estava muito nervoso para a competição. Graças a Deus superei meu medo e ganhei o campeonato”.
Outra unidade de ensino que se destacou foi a escola municipal Manuel da Silva Bahia, na comunidade do Pagodão, às margens do rio Negro, zona ribeirinha, em sua primeira participação nos jogos no atletismo conquistou a medalha de ouro no atletismo, no revezamento infantil feminino 4×80 metros.
De acordo com a professora de educação física, Janaína Lima de Moraes, foi um grande feito da escola logo na primeira participação.
“Essa vitória tanto para mim quanto para elas representa muito. Minha emoção foi muito grande, porque foi a primeira vez que elas viajaram para participar dos jogos, pelo fato de sermos da zona ribeirinha, onde a oportunidade sempre é menor. Falei que o importante sempre é participar, mas que iriam adquirir uma experiência muito boa concorrendo com atletas de outros municípios”, completou.
Foto – Divulgação / Semed