A Águas de Manaus, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) trocaram experiências em um workshop que promoveu uma “imersão” dos órgãos nas atividades de rotina da concessionária dos serviços de água e esgoto da cidade. O principal objetivo foi discutir melhorias para o relacionamento com a população da cidade e a prestação dos serviços da empresa. Participaram do treinamento cerca de 50 pessoas.
A concessionária já desenvolve parcerias com o Procon-AM e a DPE-AM para buscar soluções para as demandas que chegam até os órgãos de defesa do consumidor. “Hoje, 93% dos processos envolvendo a concessionária resolvidos com soluções satisfatórias para o consumidor. A Águas de Manaus é a empresa que tem o maior volume de soluções dentro do Procon-AM. Que sirva de exemplo às demais. É muito importante este tipo de capacitação, até para que os nossos servidores passem a prestar um serviço melhor à população”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Durante o treinamento, foram abordados temas como funcionam o faturamento e fiscalização da empresa, conexão de novos usuários ao sistema de água e esgoto e as normas que regem o abastecimento de água e esgotamento na capital amazonense. Os participantes ainda conheceram o complexo Ponta do Ismael, onde ficam as Estações de Tratamento de Água (ETA’s) 1 e 2, que abastecem 70% da cidade. Além disso, também visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, que fica no bairro Cidade Nova e tem capacidade de tratar 230 litros de esgoto por segundo.
O defensor público, Christiano Pinheiro da Costa, que coordena o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), reforçou que a ação vai proporcionar o desenvolvimento de novas parcerias que beneficiam a população. “A inciativa da Águas de Manaus junto à Defensoria e ao Procon é fundamental para que a gente possa compreender melhor o sistema de abastecimento de água e o sistema de esgotamento sanitário na cidade de Manaus e assim, nos auxiliar nas tratativas e nas resoluções das demandas que os consumidores nos apresentam em relação aos serviços da empresa”, ressaltou Christiano.
Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, capacitações como estas reforçam a postura do bom relacionamento que a empresa adota em todas as ações que desenvolve na cidade. “Este tipo de parceria agrega conhecimento e valores tanto para a concessionária quanto para as instituições. Fazemos questão de abrir nossas portas e mostrar todo o nosso processo de forma transparente. Desta forma conseguimos melhorar o relacionamento também com os consumidores, que são representados por estes órgãos”, destacou Terada.
*Assessoria Comunicação Manaus