Vinte e três policiais, entre militares e civis, finalizaram, nesta sexta-feira (27/08), o curso Especial para Tripulação de Estado no Serviço Público (ETSP), voltado para capacitar servidores quanto à pilotagem de embarcações. O encerramento do curso, que faz parte das ações do programa Amazonas mais Seguro, aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no bairro Aleixo, zona centro-sul da capital.
A capacitação, que iniciou na segunda-feira (23/08), foi solicitada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), devido à necessidade de que estes agentes tenham conhecimento de tripulação e condução de embarcações, já que o acesso a alguns municípios do estado só é feito por meio dos rios.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, é mais um reforço nas ações de combate à criminalidade.
“Hoje, com o apoio da Marinha do Brasil, da Capitania dos Portos, nós conseguimos formar 23 agentes da Segurança Pública, aqui da nossa Secretaria de Segurança Pública, no curso de embarcação. E, com isso, nós vamos ter mais agentes da Segurança Pública capacitados a pilotar essas nossas embarcações, que estão sendo utilizadas principalmente na região ali de Coari, junto à Base Arpão, para fazer a vigilância, a proteção e o combate à criminalidade”, disse o secretário.
Os 23 agentes foram capacitados para conduzir embarcações de até oito metros. Os alunos puderam aprender sobre marinharia, estabilidade, regras de manobra, combate a incêndio, noções básicas de navegação, operações com motores e de sobrevivência em casos de naufrágio.
Participaram do curso policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), além de policiais civis da Delegacia Interativa de Polícia de Manacapuru, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Grupo Fera).
FOTOS: Pelegrine Neto/SSP-AM