Portal Uno Midias
Amazonas

Agências da ONU reforçam atuação do Estado no combate à exploração sexual de meninas e mulheres no Festival de Parintins

Servidores estaduais serão mobilizados para saber como tratar os casos

O Governo do Amazonas e as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) estão unindo forças para tornar o 57º Festival de Parintins ainda mais seguro para crianças, adolescentes e mulheres. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) assinou dois termos de Cooperação Técnica para reforçar as ações conjuntas de combate à exploração sexual e violência de gênero. 

As parcerias foram firmadas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), durante evento da última sexta-feira (22/03), em Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus. 

Ao lado dos servidores do Estado, as agências vão reforçar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e à violência de gênero contra mulher, durante o período em que o movimento na cidade é intenso com a presença de visitantes. 

Este é o segundo ano consecutivo em que as medidas são fortalecidas no município, durante o festival. Em 2023, o Unicef treinou conselheiros tutelares de Parintins e capacitou os servidores do executivo estadual que atuaram durante a festa. 

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, ressaltou a importância de reforçar a parceria e avançar na política de combate à violência para grandes eventos no Amazonas. “São agências da ONU que estarão nos apoiando, principalmente, no período do festival, com capacitação dos técnicos para fazer as abordagens necessárias durante o período do festival”, enfatizou Jussara.

Agora, com o termo assinado, as três instituições irão definir quais serão as atividades levadas para o período do festival. 

Parcerias

Este ano, além de reciclar o treinamento do Unicef que teve como foco as crianças e adolescentes, a Unfpa, que atua na política de combate à violência contra mulheres, soma esforços à campanha para fortalecer a pauta de combate a todo tipo de violência contra as mulheres. 

Representante do Unicef, Rayanne Cristine França reforçou que a iniciativa é o início de um processo de sistematização das ações no estado e como o Amazonas poderá ser referência na garantia dos direitos infantojuvenis.

“Na primeira fase dessa cooperação nós trabalhamos com algumas ações que envolvem os adolescentes, os sistemas de garantias de direitos. A ideia também é que nós possamos sistematizar todo esse material e ele ser referência, que nasce a partir de Parintins e que sirva para o Carnaval, São João e outras grandes festas, porque isso também é um grande passo para a gente pensar na garantia de direitos de cada adolescente”, declarou a representante.

A novidade para 2024 é a entrada do Unfpa na parceria, garantido que toda a estratégia também seja voltada para o combate à violência contra mulheres, conforme destacou Débora Rodrigues, representante do Fundo no Amazonas. “Essa parceria leva uma campanha para o Festival de Parintins focada na prevenção e enfrentamento de qualquer tipo de assédio e violência contra mulheres e meninas”, concluiu Débora. 

Fotos: Tiago Corrêa/UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Alok apresenta show impressionante, chama atenção para o clima da Amazônia e anuncia a doação de 200 toneladas de alimentos para Manaus

Redação

Governo do Estado oferece qualificação gratuita de guia de pesca esportiva

Redação Am

Amazonas já aplicou 5.320.049 doses de vacina contra Covid-19 até esta segunda-feira (20/12)

Redação Am