Ampliação dos pontos de iluminação pública da cidade, intensificação das podas das árvores visando uma maior segurança na distribuição de energia elétrica e a continuidade das ações de combate aos furtos de materiais utilizados pela concessionária foram alguns dos pontos discutidos pelo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, e o presidente da empresa Amazonas Energia, Orsine Oliveira, durante reunião nesta sexta-feira, 15/10, na sede da concessionária, na zona Sul de Manaus.
O encontro atendeu a uma determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, diante do compromisso de proporcionar uma maior efetividade nos serviços públicos essenciais fornecidos à população. “O prefeito David é um gestor público muito preocupado em melhorar a cada dia os serviços públicos, e o trabalho realizado pela Amazonas Energia está diretamente associado aos diversos serviços da Prefeitura de Manaus, como a iluminação pública, o abastecimento de água, o trânsito e muitos outros, daí a necessidade de alinharmos novas parcerias, porque o sentimento da atual gestão da empresa é promover um trabalho assertivo para Manaus”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.
Durante o encontro, Orsine Oliveira destacou as dificuldades por que a concessionária tem enfrentado diante dos prejuízos que as comunidades estão tendo com o desabastecimento de energia causado pelo furto de transformadores e de cabos da iluminação pública. “A gente arruma a avenida do Turismo em um dia e no outro já está tudo no escuro de novo. É um absurdo o que estão fazendo com a nossa cidade. As pessoas precisam entender que luz é um bem de todos”, disse o presidente da empresa.
Fábio declarou que o Termo de Ajustamento de Conduta firmado com os sucateiros para coibir a compra desse tipo de material conteve os furtos durante um tempo, no entanto já há registros de que as ocorrências de furtos voltaram a aumentar e que novas ações de repressão estão sendo estudadas pelos órgãos de segurança.
Orsine também alertou para a chegada do inverno, quando, segundo dados da empresa, mais de 80% das quedas de energia na capital são causadas em decorrência do alto volume da copa das árvores, que prejudica a fiação elétrica. Oliveira também demonstrou preocupação com a segurança das pessoas que, sem os devidos cuidados, insistem em subir nas árvores para fazer a poda das plantas por conta própria. Fábio Alho disse que vai buscar apoio da ManausLuz e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) no sentido de somar esforços para otimizar a poda das árvores.
Sobre a ampliação dos pontos de iluminação pública, Fábio declarou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora de Energia, a concessionária ManausLuz e a diretoria de Iluminação Pública e Gestão Energética da Ageman estão trabalhando no processo de atualização do cadastro da iluminação pública, o qual vai fornecer uma espécie de raio-x de todo o sistema de iluminação pública que está na responsabilidade da Prefeitura de Manaus.