O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), lançou edital de credenciamento para pescadores e aquicultores individuais do Estado interessados em adquirir, por meio de doação onerosa, serviços que objetivam o fortalecimento do setor pesqueiro e aquícola. Esse é o segundo edital lançado este ano pela instituição e contribui para a organização da cadeia produtiva do pescado, combate ao desperdício e possibilita estoques do produto para o abastecimento durante a entressafra.
Com validade de um ano ou até o término do estoque, a doação onerosa do Edital de Credenciamento Nº. 002/2023-CIL/ADS, contempla os serviços de recepção, lavagem, embalagem, congelamento, armazenamento, expedição de pescado e fornecimento de gelo.
“A doação onerosa tem sido um dos instrumentos mais eficazes no fomento do setor primário em todo o Amazonas. Com o lançamento deste edital, focamos em um dos segmentos mais importantes para a região, que é o setor pesqueiro, contribuindo com a valorização do trabalhador, a qualidade do pescado ofertado aqui na região e com o fortalecimento da cadeia produtiva”, declarou a presidente da ADS, Michelle Bessa.
Sendo o peixe um dos recursos extrativistas mais estratégicos para o Amazonas, responsável por cerca de 80% da proteína animal consumida pela população do interior do Estado, torna-se importante a organização para a melhor comercialização e equilíbrio entre sua oferta e procura.
Conforme o chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros, Edson Luniere, a ação contribui para a cadeia produtiva envolvendo pescadores e aquicultores (piscicultores), especialmente no período de entressafra. A partir dos serviços ofertados, será possível criar estoque de pescado na estrutura disponibilizada em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e, consequentemente, abastecer o mercado consumidor, tanto da capital quanto interior.
“Esses serviços oferecidos, por meio da ADS, vão melhorar a conservação do pescado e a qualidade do alimento comercializado nas feiras e supermercados do Estado, o que irá valorizar o produto e fazer com que os trabalhadores possam reverter o investimento em outras áreas do seu próprio negócios”, disse.
Com o fornecimento do gelo, os pescadores e aquicultores terão seus custos reduzidos em até três vezes, a exemplo do saco de gelo que será fornecido por R$ 4,00, enquanto, no mercado, a média é de R$ 12,00. Outros serviços, como lavagem, embalagem, congelamento e armazenamento do pescado também serão acessados pelos produtores, que, consequentemente, repassarão a redução dos custos ao consumidor final.
O credenciamento acontece na sede da ADS, bairro Japiim, zona Sul de Manaus, em dois períodos compreendidos no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h (horário local). Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), no horário estipulado pelo órgão. A lista dos documentos necessários para habilitação ao credenciamento está disponível no site da instituição (http://www.ads.am.gov.br/acesso-a-informacao/).
FOTOS: Rodrigo Santos/Secom e Divulgação/ADS