Portal Uno Midias
Amazonas

Adaf finaliza preparativos para 43ª Expoagro

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) está em fase de finalização dos preparativos para a 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), prevista para acontecer de quinta-feira (09/12) a domingo (12/12), de forma híbrida, com atividades presenciais no Kartódromo da Vila Olímpica, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, e on-line (www.expoagroam.com.br).

Palestras para produtores, agricultores e comunidade em geral; um estande fixo e o monitoramento dos animais que serão expostos estarão entre as atividades desempenhadas pela autarquia ao longo do evento.

A nova edição da Feira foi anunciada oficialmente pelo governador Wilson Lima no dia 29 de novembro, na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com a presença de representantes do setor primário. A Expoagro é a maior feira de agronegócio da região Norte e deve movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios.

A exposição é coordenada pela Sepror em parceria com a Adaf, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), órgãos que compõem o sistema estadual de produção rural.

Palestras – Na quinta-feira, primeiro dia de exposições, o fiscal agropecuário da Gerência de Fiscalização de Agrotóxico (GFA) da Adaf, Michaell Santos, ministrará das 14h às 15h30, a palestra “Boas práticas na aplicação de agrotóxico”. A atividade será realizada na sala 1 da Vila Olímpica.

A fiscalização quanto à manipulação, cadastro e comercialização de defensivos agrícolas e produtos afins está entre as atribuições da autarquia.

No mesmo dia, das 15h30 às 17h, o médico veterinário da Gerência de Defesa Animal (GDA), Laércio dos Reis, comandará a palestra “Febre aftosa: status no Amazonas e perspectivas futuras”. O público poderá acompanhar a atividade na sala 1 da Vila Olímpica.

Atualmente, 13 municípios do Amazonas possuem o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com isso, Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá, que integram o Bloco 1 do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), estão autorizados a comercializar bovinos e bubalinos para todo o país.

Feira – A Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) é a maior vitrine do setor agropecuário do estado. Ela foi retomada pelo Governo do Amazonas em 2019, após um hiato de seis anos em sua realização.

Devido à pandemia da Covid-19, a edição de 2020 ocorreu exclusivamente de forma virtual, movimentando cerca de R$ 60 milhões no agronegócio do estado, alcançando todas as regiões do Brasil e 22 países.

Neste ano, a feira acontecerá na modalidade presencial e pela internet. Os visitantes poderão ter acesso, ao longo dos quatro dias de evento, a ações de crédito rural, palestras e cursos, exposição de animais produtos e serviços, comercialização de produtos regionais e artesanatos, concurso leiteiro, concurso de raças, visitas técnicas, festival gastronômico, rodada científica, concurso de melhor queijo, praça de alimentação e shows com atrações regionais.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Adaf participa de processo de certificação do queijo de Autazes

Redação Am

Agência Reguladora do Amazonas deve realizar estudo técnico para atualizar concessão da Cigás

Redação Am

DPE-AM vence Prêmio Innovare com projeto Órfãos do Feminicídio

Redação Am