Portal Uno Midias
Amazonas

Adaf apoia iniciativa da OCB-AM em prol de cooperativas exportadoras

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) participou do Workshop sobre Exportação na Prática para Cooperativas, voltado para produtores agropecuários do Amazonas interessados em vender seus produtos no exterior. O evento foi promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM) no Da Vinci Hotel, na tarde de quarta-feira (20/10).

O workshop foi o pontapé inicial da OCB-AM em uma iniciativa para abrir caminhos às cooperativas do Amazonas e viabilizar produtos agropecuários, artesanais e da bioeconomia no mercado externo. Na ocasião, o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, ressaltou que a autarquia está à disposição das cooperativas para a certificação de agroindústrias de produtos de origem animal.

“Estamos prontos para instruí-los e esclarecer todas as dúvidas para que possam atender todos os protocolos exigidos pela legislação e viabilizar a comercialização de seus produtos de forma correta e segura, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE)”, comentou o gestor.

O presidente da OCB-AM, José Merched Chaar, também destacou a importância da inclusão das cooperativas do ramo agropecuário. “Esse é o pontapé inicial para agregar valor aos produtos regionais, além da melhoria da vida do trabalhador rural. Com a certificação da Adaf, as pessoas irão garantir um produto seguro, de qualidade sanitária indiscutível”.

Merched destaca que o Amazonas já possui cooperativas com enorme potencial exportador, sendo que algumas já são exemplos de sucesso. “Temos a Agrofruti, de Urucará, e outra de Boca do Acre, que exporta óleos essenciais. São demonstrações concretas de que é possível. O caminho para que se consiga dar uma qualidade de vida melhor para o nosso trabalhador rural cooperado é esse; exportar”, disse.

O diretor-presidente da Adaf também ressaltou o papel fundamental da Agência nesse processo. “Quem compra sempre quer um produto inócuo, de qualidade sanitária indiscutível. A certificação da Adaf, garantindo a qualidade sanitária desses produtos, abre portas”, finalizou.

FOTOS: Joubert Lima

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus reforça atenção à saúde da mulher com duas novas Unidades Móveis

Redação

Primeiro dia de reabertura para visitação turística no Teatro Amazonas tem vagas esgotadas

Redação Am

Biblioteca Braille do Amazonas destaca inclusão cultural no Dia Mundial do Braille

Redação Am