Portal Uno Midias
Cidade

Ação na USF Leonor de Freitas marca encerramento de agenda da prefeitura voltada à saúde do homem

A Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, zona Oeste, vai ofertar serviços e orientações de saúde voltados ao público masculino, na manhã deste sábado, 29/7. A ação encerra a programação da Prefeitura de Manaus referente ao Dia Nacional do Homem, celebrado no dia 15 de julho, com atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante todo o mês para promoção da saúde e bem-estar da população masculina.

Das 8h às 12h, as equipes da Leonor de Freitas vão ofertar consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, vacinação e atualização de receitas de usuários diabéticos e hipertensos. Os profissionais também vão conduzir uma roda de conversa sobre mitos e verdades acerca da hanseníase, e orientar o público sobre tabagismo e prevenção do câncer de boca.

Os usuários da unidade de saúde terão ainda acesso a sessões de auriculoterapia, técnica derivada da acupuntura baseada na pressão em pontos específicos da orelha, empregada no diagnóstico e tratamento de problemas físicos, mentais e até emocionais.

Conforme o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, dentro da programação voltada ao público masculino, a Semsa vem realizando ações de prevenção e promoção da saúde em unidades de horário ampliado da rede municipal, e ainda em canteiros de obras de diferentes zonas da capital, em parceria com o Serviço Social da Construção Civil (Seconci).

“Atendemos aproximadamente 700 homens em três canteiros de obras que visitamos. Foi um resultado bastante positivo, todos gostaram muito de ter acesso a atendimentos médicos e outros serviços de saúde no seu local de trabalho”, relata o gestor, destacando também a oferta de imunização aos operários da construção civil.

“Realizamos a atualização da carteira vacinal dos trabalhadores, com a aplicação de vacinas contra a Covid-19 e influenza, e de hepatites B e C e tétano, entre outras do calendário nacional de vacinação para o público adulto”, enumera.

Meirivaldo lembra, ainda, que a agenda incluiu ação de saúde em um campo de futebol, com direito até a um jogo amistoso entre servidores da Semsa e comunitários. As ações extramuros, ele explica, levando serviços a locais de grande concentração de público masculino, foram uma estratégia da secretaria para alcançar e sensibilizar um maior número de homens para a importância do autocuidado em saúde.

“Os homens não têm o hábito de buscar o serviço de atenção básica, portanto usamos essa estratégia para intensificar as ações e mudar essa cultura, fazendo eles entenderem que buscar a atenção primária, promovendo a saúde e prevenindo doenças, é o melhor remédio”.

Fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Semana do Regulado da Visa Manaus é encerrada com orientações sobre licenciamento de serviços de saúde

Redação Am

Sistema de planejamento urbano da Prefeitura registra análise de quase 500 processos em 2021

Redação Am

Prefeito comemora avanço na vacinação e convida população para tomar a primeira dose do imunizante

Redação Am