Portal Uno Midias
Educação

Acadêmicos da Ufam conhecem projeto RespirAR no bairro Aparecida

Com o intuito de compartilhar conhecimento, a unidade do RespirAR localizada no bairro Aparecida recebeu acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na visita, na quarta-feira (16/03), os futuros profissionais conheceram o processo de reabilitação de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19. O projeto do Governo do Estado é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-AM).

“Graças à iniciativa do Governo do Amazonas em criar o projeto RespirAR, em meio uma pandemia, temos a oportunidade de compartilhar conhecimento adquirido nesse projeto pioneiro no Brasil. Com isso podemos incentivar os futuros profissionais da área, promovendo a saúde e a qualidade de vida”, destacou Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.

Durante visita ao projeto, os estudantes do 5º período acompanharam a metodologia de reabilitação personalizada, realizada em pacientes pós-Covid do Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci) Aparecida, na zona sul de Manaus.

“Apesar dos alunos terem ouvido e lido sobre o RespirAR, conhecer o funcionamento presencialmente teve outro significado, pois pudemos entender a importância da integração dos profissionais de Educação Física e Fisioterapia”, comentou Mateus Rossato, professor de Educação Física e Fisioterapia da Ufam.

Para a universitária Paula Fontes, a visita ao RespirAR foi bastante proveitosa, pois ela e seus colegas tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades realizadas durante as sessões de fisioterapia e atividade física orientada.

“Essa experiência foi excelente, pudemos conhecer cada etapa do processo de reabilitação junto aos profissionais do projeto e seus pacientes, que foram muito atenciosos conosco”, disse Paula.

RELACIONADOS

Durante o feriado, Secretaria de Educação faz força-tarefa de trabalho de manutenção em escolas de Manaus

Redação Am

SENAI oferece mais de 135 mil vagas em cursos alinhados às demandas da indústria brasileira

Brasil 61

USP oferece curso de programação para mulheres do ensino médio

Jamil Maciel