Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Em 2021, Governo do Amazonas distribuiu mais de 300 toneladas de pescado

O Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, distribuiu, do mês de maio a dezembro de 2021, mais de 300 toneladas de peixe durante a execução do programa Peixe no Prato Solidário. Coordenado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e executado em parceria com a Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepa/Sepror), o programa realizou ações em Manaus e em 19 municípios do interior.

O valor investido no programa em 2021 foi superior a R$ 3,2 milhões. A aquisição do pescado junto aos produtores regionais é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e assegura a oferta à população de peixes frescos e de qualidade, como tambaqui roelo e pirarucu.

De acordo com a presidente da ADS, Michelle Bessa, o programa foi idealizado pelo Governo do Amazonas durante o período crítico da pandemia, com o intuito de levar comida, de forma emergencial, à mesa das famílias.

“Nesse momento tão difícil que ainda estamos passando, uma das prioridades do governador Wilson Lima é garantir comida na mesa da população. E o programa Peixe no Prato, somado a outras iniciativas, como o Prato Cheio e o Auxílio Estadual, nasceu com esse único objetivo: atender quem está sofrendo com os impactos da pandemia. Em Manaus realizamos ações que beneficiaram mais 18 mil famílias, e outras milhares de pessoas foram beneficiadas no interior. Encerramos 2021, com êxito neste programa”, destacou Michelle.

Além de beneficiar a população, o programa incentiva o consumo de pescado que segue boas práticas de manejo e controle sanitário sério, oferecendo à população um peixe saudável e nutricionalmente completo.

Equipes técnicas da ADS acompanham todo o processo do programa, desde a despesca junto aos piscicultores – todos do estado do Amazonas – até a distribuição do pescado. Além da ADS e Sepa, as ações de distribuição do pescado contaram com o apoio da Casa Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

As espécies doadas foram: tambaqui roelo, tambaqui curumim, tambaqui e jaraqui.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas inicia realização do Teste de Aptidão Física do concurso da Polícia Militar

Redação Am

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas cria jogos de tabuleiro para aulas de Geografia

Redação Am

Governador Wilson Lima entrega a rodovia estadual AM-070 modernizada e duplicada

Redação Am