Portal Uno Midias
Saude

Profissionais da SES-AM encerram treinamento para atuar em novos Centros de Testagem e Aconselhamento

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) encerrou, na quarta-feira (15/12), o treinamento de profissionais que atuarão nas instalações dos novos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). As aulas teóricas e práticas vão possibilitar a ampliação da oferta de testagem para prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na rede estadual de saúde.

Participaram enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais das Policlínicas João dos Santos Braga, José Lins e Codajás, que receberão os CTAs, oferecendo os serviços de testagem rápida para sífilis, hepatite B e C, HIV, consulta com enfermeiro e aconselhamento.

A coordenadora estadual de IST/Aids da SES-AM, Vanessa Homobono, destaca a importância do treinamento para facilitar a testagem para o diagnóstico precoce das ISTs.

“Precisamos ter e criar estratégias para que a população seja acolhida nas unidades para realizar esse teste, e de porta aberta, ou seja, não precisa de agendamento, o usuário do SUS poderá chegar lá na Policlínica, dizer que quer fazer um teste e será encaminhado para a sala”, explicou a coordenadora.

Cenário – O Amazonas registrou, no ano de 2021, 1.066 casos de HIV e 562 novos casos de aids, de acordo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

A entrega dos CTAs faz parte do Programa Saúde Amazonas, com a previsão de inauguração das instalações até o final de dezembro, oferecendo testagem e aconselhamento para os pacientes que os procurarem nas três unidades.

Atendimento – Os Centros de Testagem e Aconselhamento oferecem atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com demanda livre, na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, 341, Centro; na Policlínica Antônio Aleixo, na rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, Compensa II; e no Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova.

Os testes estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior. Para realizá-los não é necessário agendamento, e o resultado sai na hora.

Além disso, o CTA oferece serviços de aconselhamento, com psicólogo, assistente social, enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Devo me vacinar se estiver gripado?

Jamil Maciel

Seap realiza oitava edição de fórum sobre saúde dentro do sistema prisional amazonense

Redação Am

Covid-19: Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

Jamil Maciel