Portal Uno Midias
Brasil

Gol do Brasil: treinamento com a CBF representa oportunidade de qualificação aos profissionais da educação

Promover educação e cidadania de crianças e adolescentes por meio do futebol. Essa é a missão do projeto Gol do Brasil, e essa será a nova expertise dos 32 profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que participam do treinamento promovido pela parceria entre o Governo do Amazonas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF).  

Os 40 participantes – incluindo servidores da rede estadual de ensino e da Prefeitura de Autazes – iniciaram a qualificação nesta quinta-feira (25/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques, divididos em duas turmas. A capacitação acontece até sábado (27/11). 

O professor de Educação Física Jacinto Alenilson veio de Tefé para participar. Ele vê no conteúdo uma forma de trabalhar as diferentes realidades dos estudantes de 6 a 17 anos, que vão integrar o projeto. 

“Está sendo importante essa formação, a gente está adquirindo esses conhecimentos prévios para lidar com a demanda que nós vamos ter; e poder aplicar esse conhecimento para uma questão de melhorar a cidadania e a educação dessas crianças. O esporte também é uma forma de desenvolvimento e de liberdade”, frisa o professor. 

Vitor Hugo Santos, assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 3, em Manaus, acredita que, a partir do interesse das crianças e adolescentes pelo futebol, os profissionais treinados pela CBF Academy poderão desenvolver outras habilidades com os participantes, além da prática esportiva. 

“Esse projeto vai trabalhar as habilidades de vida, onde a gente vai estar atuando com as crianças com o psicológico, o emocional. Na vida, a gente tanto ganha, quanto perde e isso é muito importante, então o aluno vai se sentir acolhido pelo projeto”, avalia Santos. 

Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse, e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Crianças de até 5 anos morrem mais de dengue, revela pesquisa

Redação

Médica denuncia agressões que sofreu de filha de paciente em hospital de GO

Redação

Exposição na COP26 volta olhar sobre povos que habitam a Amazônia

Redação