Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura realiza encontro sobre as experiências dos professores das creches municipais

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/11, o encontro “Documentação pedagógica: partilhas e diálogos docentes em creches”, que visou dialogar e socializar sobre as experiências dos professores das creches, a partir da pandemia da Covid-19 e do Guia de Arte. O evento ocorreu no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Flores, zona Centro-Sul.

O momento de partilhas e diálogos foi a segunda etapa desse processo. A primeira, que iniciou em agosto deste ano, ocorreu em cada Divisão Distrital Zonal (DDZ), na qual houve ações de produção escrita e exposição oral acerca dessa temática.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, destacou como a documentação pedagógica auxiliará nas ações voltadas às creches de Manaus.

“Esse evento é extremamente importante para a gestão do prefeito David Almeida, porque reúne as observações e relatos dos professores do ensino infantil, sobre o que aconteceu durante a pandemia, que serão compilados e transformados em um documento, para que nós possamos tomar conhecimento do que aconteceu e o que podemos fazer, para unir os olhares da família e professores, portanto é um trabalho para avaliarmos o passado e projetarmos o futuro”, enfatizou.

O subsecretário de gestão educacional, professor Carlos Guedelha, explicou como o documento pedagógico resultará em impactos positivos para as experiências pedagógicas da educação infantil.  

“Os nossos professores compartilharam as suas ações exitosas, porque entendemos que esse instrumento é um registro para criarmos uma memória das atividades realizadas. É por meio dos registros que as histórias são guardadas, onde ficará à disposição de demais professores e pais. Com esse encontro, atingimos o nosso objetivo, que é fortalecer a todos, por intermédio da troca de experiências”, pontuou.

A gerente de creches da Semed, professora Wissilene Brandão, comentou como essa partilha de experiências estimulará as práticas educacionais.

“Com esse encontro, socializamos e promovemos a escrita de autoria intelectual dos professores, a partir do olhar sobre as crianças. Assim, importa muito apresentarmos para os demais profissionais das creches e acadêmicos as práticas sobre documentação pedagógica, porque precisamos refletir sobre as necessidades individuais das crianças, voltadas para o seu desenvolvimento integral”, enfatizou.

Participantes


O encontro reuniu gestores das creches, professores, assessores, chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), além de acadêmicos e professores convidados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Centro Universitário do Norte (UniNorte).

Entre os participantes, estava o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), o poeta e escritor Tenório Telles, que ressaltou sobre a importância das creches e da leitura na vida dos alunos.  

“As creches são importantes, não só sob o ponto de vista social, mas também por cumprir um papel cultural e informativo muito significativo, porque é nesse espaço que temos as crianças em anos iniciais, e, entre as práticas que podem ser desenvolvidas está a leitura, que é uma atividade de prazer, lúdica e formação, assim quando essa criança crescer, ela já terá uma relação de amor com o texto e se tornará um grande leitor”, ressaltou o poeta.

Todas as setes DDZs da Semed apresentaram seus relatos e percepções. A DDZ Norte foi representada pela professora do maternal I, Maielen Moraes, da creche municipal Dalila Bentes Duarte, responsável por atender 140 alunos, com turmas de idades entre 1 a 3 anos, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

A docente apresentou suas experiências voltadas às atividades musicais, com a utilização de chocalhos, onde os recursos sonoros e a musicalidade chamaram a atenção das crianças. “Este é o momento de trocarmos experiências e ouvirmos de outros professores, e isso vai melhorar o nosso planejamento e  nossos relatórios como educadoras”, frisou.

Conceito


O documento pedagógico é um meio para o desenvolvimento do profissional de educação infantil, que está vinculado à pesquisa, aos processos de aprendizado das crianças e às formas de construir e comunicar o conhecimento, bem como tornar o trabalho pedagógico visível e passível de diálogo, interpretação, argumentação e compreensão. Desse modo, permite a conexão entre a teoria e a prática do trabalho desenvolvido no cotidiano com as crianças de creche, além de marcar histórias, memórias e contextos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeito inaugura Dimicro e anuncia construção de escola técnica para formar profissionais para Zona Franca de Manaus

Redação Am

Prefeitura realiza obra de contenção em igarapé no Alvorada

Redação Am

Prefeitura de Manaus trabalha na infraestrutura da zona Oeste da cidade

Redação Am